Por Matheus Albino
Segundo a Plural Pesquisa, o Corinthians tem a terceira maior torcida de Pernambuco, ficando à frente do Náutico, uma das três forças do estado no futebol. O Sport segue dominando o coração
dos torcedores pernambucanos. A pesquisa ouviu 1.200 torcedores no Estado. 32% afirmaram ser rubro-negros, 19% são tricolores, e, para quem imaginava que o Náutico apareceria em terceiro, se enganou. O Corinthians apareceu com 13%, enquando ficou em quarto, com 9%, mesma porcentagem do Flamengo. A margem de erro da pesquisa é de 2.2%.
De acordo com Fernando Guerra, diretor da Plural, a pesquisa foi feito com o intuito de alertar os clubes pernambucanos a respeito do crescimento dos times do eixo sul-sudeste em Pernambuco.
“Ela foi elaborada para mostrar o percentual das torcidas dos três clubes de Pernambuco. “O Sport segue absoluto na ponta. O Santa Cruz continua crescendo também. Mas os números mostraram que o Náutico precisa tomar cuidado, pois foi ultrapassado pelo Corinthians e alcançado pelo Flamengo”, comentou Fernando.
Isso explica o fato de os estádios locais receberem um grande público de torcedores de Flamengo e Corinthians quando enfrentam os clubes da capital. No Recife, a supremacia dos clubes locais. No entanto, no interior, a história é diferente. “O fato é que no interior os torcedores assistem aos jogos dos times de outro estado, pois o sinal que chega lá é através de antenas parabólicas com a programação de fora. Por isso, as torcidas do sul e sudeste estão crescendo, pois assistimos às partidas de lá”, conto Guerra.
Diente desse cenário, os números também mostram que a seleção brasileira está empatada com a torcida do São Paulo com 6%. O Palmeiras aparece mais atrás, com 4%. Completam a lista: Vasco da Gama e Salgueiro com 1%. “A torcida brasileira obteve um número bom. Como a pesquisa foi realizada depois que o Brasil conquistou a Copa das Confederações, creio que tenha dado mais confiança ao torcedor na hora de afirmar que torce e muito pela nossa seleção”, analisa.
Quando o time ganha tudo, a torcida aumenta.
O momento atual das equipes não é dos melhores. Sport faz uma campanha irregular na Série B. O Santa Cruz está na Série C. E o Náutico está na lanterna da Série A. Mesmo com esse cenário complicado, o Sport foi de longe quem mais deu motivos para que sua torcida seguisse crescendo no estado. Em 2008, por exemplo, o leão conquistou o título inédito da Copa do Brasil e garantiu uma vaga na Taça Libertadores da América.
A torcida do Santa Cruz continua firme na segunda posição porque, apesar dos maus resultados em competições nacionais, o time dá a resposta no Estadual.O Tricolor venceu os últimos três estaduais, todos em cima do maior rival, o Sport. “A torcida do Santa cresceu porque apesar de estar na Série C o time foi tricampeão pernambucano”, lembrou Fernando.
Na contramão, o Náutico sente a necessidade de conquistar um título para fortalecer a sua torcida. O time não vence um estadual há nove anos e sabe que as conquistas fazem a diferença na hora de escolher pra qual time torcer. Um exemplo é o São Paulo, que com os recentes títulos viu o crescimento exacerbado de sua torcida. “É preciso um trabalho de marketing entre os clubes junto à Federação para que sejam mais vistos pelos pernambucanos, especialmente no interior”, finalizou Fernando Guerra.
Fonte: Blog do Torcedor