O Campeonato Paulista de 2014 terá novidades implementadas com o objetivo de tornar o espetáculo menos violento e desorganizado para o torcedor. Uma mudança que já foi aprovada por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo e deve ser assinada em breve em forma de Termo de Ajuste de Conduta – TAC – é a garantia a lugares numerados nos estádios.
Segundo o promotor público Roberto Senise Lisboa, inicialmente a medida será adotada nos setores mais caros, que são conhecidos justamente como numeradas, mas que atualmente não levam jus ao nome. Em seguida, deve se estender passar para o restante dos estádios.
‘A realidade é meio selvagem, as pessoas vão aos estádios, pensam que vão se sentar aonde diz o bilhete e nem nesse lugar podem se sentar. Existe uma falta de orientação mais devida, uma falta de entrosamento dos monitores com a própria segurança pública que está ali auxiliando no interior do estádio’, diz o promotor.
Uma mudança já aprovada em TAC assinado ainda em 2012 e que será implementada neste Paulistão é a destinação especifica na vendagem de ingressos. Cada entrada deverá ter o nome do torcedor que a comprou.
Outra novidade estudada pela Federação Paulista de Futebol é o uso de biometria facial para identificar possíveis infratores nos estádios. Os clubes questionam o custo da tecnologia e a viabilidade da implementação da mesma nos mais de 20 campos que sediarão jogos do Estadual pela Capital e pelo Interior de São Paulo.
O promotor Senise Lisboa lembra que pelo Estatuto do Torcedor a organização do evento esportivo é uma obrigação dos clubes e que apesar de alguns avanços recentes, ainda há itens do estatuto que não são respeitados. ‘Até 2009 nem tínhamos monitoramento exigido e laudos de segurança para os estádios. Isso mudou. O estatuto é uma lei federal muito boa e adequada, mas que não tem tido efetividade no que diz respeito à segurança, venda de bilhetes, deslocamento de torcedores, questão alimentar e sanitária.’
Fonte: ESPN