No ‘tapetão’, clubes se articulam para rebaixar Ponte, Portuguesa e Criciúma

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Clubes devem mandar denúncia para a CBF ainda nesta semana | Gazeta Press

Enquanto o Brasileiro segue sem definição sobre quais times vão ser rebaixados para a Série B, clubes se articulam para decidir o campeonato na justiça. Com a liderança de Coritiba, Vasco e Fluminense, algumas diretorias se reuniram para verificar súmulas da competição. O resultado obtido até agora mostra que Ponte Preta, Portuguesa e Criciúma poderiam perder pontos.

Em contato com o ESPN.com.br, dois dirigentes explicaram que a regra que está sendo avaliada é a que limita em cinco o número de jogadores emprestados utilizados por partida. Os documentos de relatos dos jogos estão sob os olhares dos departamentos jurídicos dos times e também de especialistas do direito desportivo. 

O plano dos clubes é terminar o estudo ainda no início desta semana e enviar uma denúncia para a CBF e para o STJD, que deverá julgar o caso. 

De acordo com o Código Brasileiro da Justiça Desportiva, a inscrição irregular de atletas na súmula implica na perda de três pontos. Com o que já foi analisado, os dois paulistas e o catarinense deveriam perder, cada um, pelo menos seis pontos. Assim, Portuguesa e Criciúma substituíriam Vasco e Coritiba na zona da degola.

Considerando a atual classificação, teríamos a seguinte mudança:

14 – Fluminense – 42 pontos

15 – Coritiba – 42 pontos

16 – Vasco da Gama – 41 pontos

17 – Portuguesa – 38 pontos

18 – Criciúma- 37 pontos

19 – Ponte Preta – 30 pontos

20 – Náutico – 17 pontos

Portanto, se o campeonato terminasse agora, Portuguesa, Criciúma, Ponte Preta e Náutico seriam rebaixados, livrando Vasco e Coritiba, que hoje estão no Z-4.

Fonte: ESPN