Pato mostra personalidade, bate pênalti muito bem e Corinthians vence

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Emerson cercado por jogadores do Fluminense (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
A situação do Fluminense é desesperadora. E ganhou mais um trágico capítulo. Em pênalti polêmico no final da partida, o Corinthians acabou com o “empatite” e afundou ainda mais o Tricolor ao vencer por 1 a 0, neste domingo, na Arena Fonte Luminosa, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pato, nos últimos minutos, anotou de pênalti, após o árbitro ver falta de Anderson e Pato. Após o vexame nas quartas da Copa do Brasil, o atacante se redimiu. Com o resultado, o Alvinegro chega aos 45 pontos e praticamente se livra do medo da degola. O Timão está na 12ª posição. Já o Fluminense, com os outros jogos, caiu para a 18ª posição, com 36 pontos.

O JOGO

Quando a situação está complicada, as equipes arriscam menos e tentam ser mais precavidas para evitar os erros. Atenção e nervosismo se alteram durante os 90 minutos. E essa foi a temática do primeiro tempo entre Corinthians e Fluminense. Enquanto o Tricolor briga contra o rebaixamento, o Timão busca se reabilitar de sua pior técnica nos últimos anos – e da crise de “empatite”.
Com a bola nos pés, os mandantes buscavam as jogadas pelas laterais, principalmente com Romarinho. Renato Augusto, armador, foi escalado como centroavante. Por vezes, alternou com Sheik a frente. Mesmo apagado fora de sua posição original, o camisa 8 teve a melhor oportunidade em seus pés, mas parou nas mãos de Cavalieri. Esse foi um dos poucos momentos de emoção na monótona primeira etapa.
Do lado tricolor, um time armado em duas linhas de quatro, bem desenhadas em campo. As únicas movimentações eram no ataque, mas Walter praticamente não trabalhou. Afastado, Sóbis e Marcelinho batalharam muito, correram, mas perigo nenhum levaram. Precisando da vitória, esse estilo pouco contribuiu ao time carioca. Sorte das defesas, que conseguiram segurar bem o jogo, enquanto o meio-campo ficou bem congestionado.
Na etapa inicial, o momento curioso veio das arquibancadas da Arena Luminosa, em Araraquara. Após um torcedor alvinegro atirar um objeto em direção de Romarinho, enquanto o atacante iria cobrar escanteio, os outros torcedores protestaram contra o vândalo. Vale lembrar que o Corinthians está atuando longe do Pacaembu por conta de punição devido aos problemas com os torcedores.
Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram do mesmo modo, tanto em escalação como em comportamento. Jogo sem muitas finalizações e muito cadenciado. Nem mesmo as substituições surtiram efeito. Pato teve até uma boa oportunidade, em furada de Anderson, mas não soube aproveitar. Do outro lado, o Fluminense pareceu acomodado com um ponto conquistado longe de seus domínios.
E no final, quando o jogo já parecia decidido, o árbitro viu pênalti de Anderson em Pato. Após cruzamento, o beque se envolveu em dividida com o atacante. Na batida, Pato não titubeou – como fez na Copa do Brasil, diante do Grêmio, na eliminação do Corinthians, bateu alto e foi às redes. O gol afundou ainda mais o Fluminense, que entrou na zona.
PRÓXIMOS JOGOS

Na próxima rodada, a 34ª do Campeonato Brasileiro, o Corinthians viaja até Curitiba para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira. O jogo ocorrerá na quarta-feira, às 21h50. Já o Fluminense encara o lanterna e já rebaixado Náutico, no Maracanã, às 21h de quinta-feira.

Fonte: Lancenet