Atual campeão paulista, da Recopa Sul-Americana, do Mundial de Clubes, vencedor da Libertadores de 2012… o Corinthians conquistou praticamente todos os títulos possíveis nos últimos anos, mas neste Brasileirão vem sendo uma das grandes decepções. O Timão é apenas o 12º colocado com 42 pontos e vê a vaga para a Libertadores de 2014 como algo praticamente inatingível. E a campanha bem abaixo do esperado vem com a “colaboração” de muitos jogadores que não renderam o esperado, como Alexandre Pato, Emerson Sheik, Danilo e Douglas, por exemplo.
COM A PALAVRA
Maurício Oliveira
Editor do Núcleo Corinthians
Dos jogadores que podem sair do Corinthians no fim do ano, apenas Maldonado e Alessandro terão o contrato encerrado em 31 de dezembro. Para os demais, no entanto, vale a lei do mercado: se receberem proposta de outros clubes, serão liberados.
Entre eles, o meia Danilo e o atacante Emerson, dois dos principais heróis da Libertadores de 2012, despertam dúvidas sobre o que poderão render aos 35 e 36 anos, respectivamente, em 2014. A súbita queda de rendimento da dupla no segundo semestre deste ano fez a diretoria colocá-los na lista de “jogadores disponíveis”. Vale o mesmo para Douglas, mesmo mais novo, com 31 anos hoje.
De todos, o caso mais complicado é o de Pato, que custou R$ 40 milhões ao Corinthians. O clube espera proposta maior do que esse valor de algum clube do exterior, até porque tem apenas 60% dos direitos sobre ele, já que cedeu 40% ao jogador quando o contratou do Milan (ITA) como contrapartida ao fato de ele aceitar metade do salário que recebia na Itália.
Outros jogadores, como Julio Cesar e Ibson, reservas, também serão liberados facilmente. O goleiro quase foi para o Vasco neste ano, enquanto o volante e meia, ex-Flamengo, é perseguido pela Fiel, mas ainda pode render em outro clube.
Fonte: Lancenet