Primeiro título brasileiro do Corinthians completa 23 anos

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Neto foi o líder de um time que entrou para a história do Corinthians | © Placar

O dia 16 de dezembro é realmente uma data histórica para o Sport Club Corinthians Paulista. Se no ano passado siginificou a conquista do bi do Mundial de Clubes da FIFA, há 23 anos, em 1990, trouxe o primeiro título nacional da história do clube. Um time de operários, com muita raça, o DNA corinthiano, liderado pelo meia Neto, foi campeão brasileiro e tirou um grito da Fiel que estava entalado há muito tempo.

Passados 22 anos sem conquistas, a torcida alvinegra crescia, provando a beleza de sua fidelidade. A Invasão Corinthiana de 1976 veio e trouxe consigo o prenúncio do que viria no ano seguinte: o título do Paulistão, nos pés de Basílio. Poucos anos depois, Sócrates e a Democracia Corinthiana mostraram o bonito futebol e a atividade política de um time. Em 1988, o menino Viola, na raça, empurrou a bola para dar o 20º Paulistão. A história que já era emocionante não podia esperar mais, o Time do Povo seguiria sua trajetória além das fronteiras do Estado de São Paulo. O ano era 1990.

Depois de repetidas campanhas e insucessos, o Timão, em 1990, alcançou a sua libertação nacional. E o regulamento do Brasileirão de 1990 não era dos mais fáceis. A fase de classificação era dividida em dois turnos e dois grupos. No primeiro, o grupo A enfrentava o B. Já no segundo, os jogos seriam realizados dentro dos próprios grupos. O vencedor de cada turno em cada grupo e os outros quatro melhores gerais seguiriam para as quartas de final.

Só para uma noção da dificuldade do sistema, o Timão ficou na segunda colocação do Grupo A no primeiro turno, depois do líder Atlético-MG. No segundo, o alvinegro do Parque São Jorge terminou na penúltima posição, na frente justamente do Galo. E depois dos turnos, as duas equipes voltariam a se enfrentar pelas quartas de final.

Neto, o eterno camisa 10 e xodó da Fiel, foi  o grande destaque contra o Atlético-MG, marcando dois gols na vitória por 2 a 1 no primeiro jogo no Pacaembu. Com o empate por 0 a 0 na partida de volta, a classificação para as semifinais foi garantida.

Na fase seguinte, novamente Neto levou o Timão à vitória contra o Bahia, no estádio do Pacaembu, pela primeira partida da semifinal. Mais uma vez, na cobrança de falta, Neto estava lá para decidir. Na segunda bastou o empate em 0 a 0.

No dia 13 de dezembro de 1990, Corinthians e São Paulo protagonizaram o primeiro jogo da decisão do Brasileirão para um Morumbi lotado com 85 463 pessoas. Wilson Mano, logo aos quatro minutos do primeiro tempo, marcou e deu a Fiel a esperança de levantar a taça.

Na segunda partida, para impressionantes 100.858 pessoas, o Timão jogou e alcançou a sua libertação nos pés de seu talismã, o Tupãzinho, aos nove minutos do segundo tempo. O Corinthians se tornou campeão brasileiro pela primeira vez em 1990, a Fiel fez uma das maiores e mais bonitas festas já vistas.

Fonte: Site Oficial do Corinthians