O STJD acaba de dar o veredito sobre o caso Portuguesa. A Lusa está rebaixada para a Série B. Com isso o Fluminense se salva e mais uma vez no TAPETÃO não vai pagar a tão famosa dívida.
“A PORTUGUESA FOI PUNIDA COM A PERDA DE TRÊS PONTOS DA PARTIDA E MAIS UM OBTIDO NA MESMA, ALÉM DE UMA MULTA DE R$ 1.000,00.”
“A PORTUGUESA ESTÁ REBAIXADA, SEGUNDO DECIDIU A SESSÃO REALIZADA NESTA SEGUNDA-FEIRA. CABE RECURSO.”
Héverton foi suspenso em julgamento na sexta-feira, dia 6/12, e escalado no fim de semana (entrou aos 32 minutos do segundo tempo contra o Grêmio), o que acarretou uma notícia de infração feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao tribunal. A Lusa foi denunciada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com previsão de perda de três pontos, mais o que foi conquistado na partida em questão, no caso, um ponto, somando quatro pontos.
A Portuguesa alegou que não teve intenção em cometer a irregularidade, pois não tinha mais ambições no Brasileiro quando enfrentou o Grêmio, além do fato de o jogador ter atuado por poucos minutos. Em seu voto, o relator Felipe Bevilacqua de Souza chamou a atenção para a necessidade de cumprimento das leis independente do impacto na tabela da competição e diante da opinião pública para pedir a condenação da equipe paulista. O voto foi acompanhado por todos os integrantes da 1ª Comissão Disciplinar, presidida por Paulo Valed Perry.