![]() |
Osmar Stabile é conselheiro do Timão (Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press) |
Conselheiro vitalício e ex-vice presidente de esportes terrestres do Corinthians, Osmar Stabile, importante figura de oposição no Parque São Jorge, pediu o desligamento de Luis Paulo Rosenberg do clube, após o dirigente comparar o Timão a uma casa de prostituição, em entrevista a revista norte-americana ‘New Yorker’.
Stabile redigiu uma carta e já enviou-a ao presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Ademir de Carvalho. Ele afirmou que o documento será protocolado nesta quinta-feira na Comissão de Ética do Conselho. Como havia mostrado o Lancenet, o Conselho já se articulava para convocá-lo para pedir esclarecimentos.
– Ele já se utilizou de diversas maneiras para denegrir a imagem do Corinthians. Já falou que iria para Itaquera tomar banho de urticária, que é um time de porcaria, que não vai à sede do clube porque não é um bom lugar… Ele que vá cuidar do clube do coração, já que ele tem duas cadeiras cativas no Morumbi – disse o conselheiro, ao L!Net.
Stabile foi candidato à presidência do Corinthians nas duas eleições em que Andrés Sanchez saiu vitorioso, em 2007 e 2009. Na última, em fevereiro de 2012, ele apoiou Paulo Garcia, derrotado nas urnas por Mário Gobbi Filho, atual presidente.
– Quero deixar claro que essa é uma atitude apartidária. Estou falando como um conselheiro do clube e corintiano – ressaltou.
Confira a carta na íntegra:
Ao
Excelentíssimo Senhor
Desembargador Dr. Ademir de Carvalho Benedito
DD Presidente do Egrégio
Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista
Senhor Presidente,
Por ter ferido frontalmente e de maneira insofismável o Artigo 24 de nosso Estatuto, na sua letra H, que reza como uma das obrigações dos associados:
‘Não denegrir a imagem do clube por qualquer meio’;
e oferecendo, se assim o fizer de maneira deliberada, como se configura no presente caso, a obrigatoriedade e consequente punição de desligamento de quem o fizer do Quadro Social, como prevê o Artigo 25, nas letras:
‘D) Cometer ato grave contra a MORAL, social e desportiva, em função de seu cargo;
E) Denegrir a imagem do clube’;
Com um misto de profunda tristeza pela forma como o nosso clube foi exposto publicamente e com veemente indignação venho à presença de V.Sa. a fim de solicitar formalmente o desligamento imediato do Quadro Social do Sport Club Corinthians Paulista do associado Luis Paulo Rosenberg.
JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÃO DO PEDIDO.
Como é de conhecimento geral em função de ser uma atitude e uma declaração pública, o referido associado em entrevista à revista New Yorker, de ampla repercussão, não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, caracterizou o fato de ‘dirigir’ especificamente o Corinthians ‘como dirigir uma Casa de Prostituição’!!??
Ora, Senhor Presidente, onde é que nós estamos? Quem trabalha ou presta serviços numa ‘Casa de Prostituição”
Comparar o Corinthians a um ambiente como uma ‘Casa de Prostituição’ configura-se uma das maiores ofensas já dirigidas a nosso clube em 103 anos de história.
Como explicar a frase às esposas, mães, avós, filhas, adolescentes ou crianças que têm na frequência da nossa Sede Social uma extensão de suas próprias casas?
As esposas, mães e filhas de associados são como as integrantes de uma ‘Casa de Prostituição” Só se o for na cabeça doentia do associado.
Isto, a par de ‘Casa de Prostituição’, exatamente com esta grafia, constituir-se em atividade ilegal, ou seja em Crime, conforme prevê o artigo 229 do Código Penal Brasileiro.
Serão nossos associados criminosos?
Em prosseguimento, o artigo 30 de nosso Estatuto prevê que, independente do Processo de Desligamento, ou seja, de Eliminação do Quadro Social, que inclui direito de defesa, o Desligamento pode e deve ser IMEDIATO em caráter preventivo, conforme a gravidade do ato praticado, até o encerramento do processo.
Não seria necessário, mas acresça-se que o referido associado é reincidente, o que, Data Venia, Senhor Presidente, agrava mais ainda a falta cometida.
O associado em questão:
Já classificou nosso time de futebol como medíocre;
Já declarou em reportagem à Revista Época, da Editora Globo, que não frequenta o Parque São Jorge porque não é ambiente para ele (sic);
Já disse em entrevista que para visitar Itaquera ele tinha se prevenido e ‘tomado remédio contra urticária’.
Eleito vice-presidente do clube, somente por compor uma Chapa cujos líderes, estes sim, desfrutavam na ocasião da preferência dos associados, abandonou o clube, não o frequentando, já que nunca o frequentou mesmo, mas sem ao menos dar expediente por menor que fosse no mesmo e sem respeitar os votos que recebeu.
Independente disso, porém, não se demitiu e continuou a se valer da carterinha de vice-presidente que ocupa e que lhe dá prestígio fora do Corinthians.
O que mais falta a este senhor fazer impunemente, Senhor Presidente, sem que tomemos uma providência?
Qual o exemplo que estaremos dando à nossa coletividade, permitindo seus impropérios dirigidos exatamente contra o Corinthians, o clube que lhe deu (e dá) projeção, uma vez que fora do clube sua vida profissional, sempre ligada à empresas que foram bancarrota, é eivada de percalços?
Não permanecesse ele com o cargo de vice-presidente do Corinthians seria entrevistado por uma revista internacional?
Que o associado Rosenberg não tenha dedicação e respeito pelo nosso Corinthians, é um problema dele.
Mas que exemplo estaremos dando nós, sócios e conselheiros do Clube sem punirmos seu desrespeito aos associados, assombroso, vulgar e inconcebível?
Perdo-e-me, Senhor Presidente – e o Senhor sabe da admiração que nutro pela sua pessoa como Magistrado e como comandante de nosso Orgão Soberano, que é o Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista:
Mas não nos posicionarmos agora e desta vez em defesa de nossa agremiação e das famílias dos associados é o mesmo que não respeitarmos à confiança daqueles que nos guindaram à condição de Conselheiros. É não merecermos fazer parte deste Conselho.
É incentivarmos que outras aberrações e insultos sejam cometidos.
De minha parte fica meu mais absoluto protesto e inconformismo com o ocorrido e meu mais veemente Pedido Formal pelo Desligamento do referido associado de nosso Quadro Social,
Termos em que, respeitosamente,
Peço Deferimento
Osmar Stabile
Conselheiro Vitalício
Ex-Vice-Presidente de Esportes Terrestres
Fonte: Lancenet