Corinthians sofre nos bastidores e perde disputas por reforços

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Volante Elias queria seguir no Flamengo (Foto: Ale Cabral/ LANCE!Press)

O Corinthians inicia a temporada de 2014 com apenas o lateral-esquerdo Uendel acertado. Outros nomes que negociaram ou foram alvos jogaram um balde de água fria nos corintianos. Nos bastidores, o clube já se viu ‘derrotado’ em diversas negociações.

O maior sonho para este ano era o volante Elias. Como não houve acerto entre Sporting (POR) e Flamengo, o jogador segue na mira, mas seus representantes já deram o recado: se ele conseguir a liberação do clube português, voltará para o Rubro-Negro. Este desejo foi deixado claro em conversas com o Timão, apesar de ele ter dito que um dia pretende voltar a defender o clube, onde atuou de 2008 a 2010.

Outro que escolheu o Flamengo foi o meia Éverton, que disputou o Brasileirão pelo Atlético-PR. O jogador e seus empresários haviam entrado em acordo verbal com o Corinthians, mas o convite do clube carioca o fez mudar de ideia. O empresário Carlos Leite, que conduzia a negociação com o Timão, avisou que nada pôde fazer com a vontade do atleta.

A grande surpresa foi o lateral-direito Rafinha, que também já estava ‘apalavrado’ para 2014. Se não conseguisse a liberação do Bayern de Munique (ALE) em janeiro, ele chegaria em maio. No entanto, acertou a renovação com o clube alemão.

Mercado inflacionado?
O Corinthians culpa a falta de acerto por conta dos altos valores pedidos por clubes e atletas. O fato é que diversos empresários têm estranhado o discurso alvinegro, de que ‘não há dinheiro em caixa’. Nas negociações, o Timão tem repetido que não pode gastar valores com compras, nem mesmo altos salários.

No ano passado, o clube venceu a concorrência para contratar jogadores como Rodriguinho e Renato Augusto. Nestes casos, não houve dificuldade para o acordo financeiro.

O clube já reclamou que o Atlético-PR pede muito pelo atacante Marcelo, e não aceitou a pedida salarial de Cícero, que pode deixar o Santos.

Os alvos que não quiseram o Timão

Éverton
Meia, destaque do Atlético-PR em 2013, teve seu empréstimo encerrado com o clube paranaense. Em outubro, ele já havia dado a palavra ao Timão, mas de última hora acertou com o Flamengo, por conta da vontade da família em voltar a morar no Rio e a disputa da Libertadores-2014.

Elias
Volante estava emprestado ao Flamengo e teve de voltar para o Sporting (POR). Apesar de ter declarado seu amor pelo Timão, ele pretendia ficar no Fla e já avisou que, no Brasil, só joga lá neste momento. Clubes não entraram em acordo e, por enquanto, o Timão observa de longe.

Marcelo
Atacante do Atlético-PR foi cobiçado por diversos clubes do Brasil. O Timão procurou-o e disse que pretendia pagar a multa nacional (R$ 10 milhões), mas o jogador falou que não sairia a contragosto do Furacão e ainda disse que pretende disputar a Copa Libertadores-2014.

Rafinha
Já tinha acerto verbal com o Corinthians e era dado como certo para 2014. No entanto, de última hora recebeu uma proposta do Bayern de Munique (ALE) e preferiu renovar com os alemães. Com isso, o Timão ficou perdido na situação e agora busca um novo lateral direito.

Bate-Bola: Edu Gaspar
Gerente de futebol do Corinthians, ao Lancenet por telefone, nesta quinta

A venda do Edenilson para a Udinese já está concretizada?
Ainda não. O Corinthians se reapresenta segunda-feira e então vamos definir algumas situações.

Sem o Rafinha, já existe um preferido para a lateral direita?
Não, não… Vai depender dessa venda do Edenilson. Vamos esperar evoluir para falarmos disso.

O Corinthians pode voltar a conversar com o Elias, agora que Sporting (POR) e Flamengo não entraram em acordo? Ainda há interesse?
É muito difícil pelos valores…

O Maicosuel pode chegar por compra? Ou só por empréstimo?
Não evoluímos em nada nesse sentido…Nunca foi falado de compra, mas temos de ver o que vão querer. Ainda não evoluiu nada.

Por que o Corinthians está com tanta dificuldade para contratar?
Nosso elenco já é muito forte. Vemos com o Mano as necessidades, características que possam agregar, mas o grupo já é muito forte. Temos necessidades pontuais, mas não é muita coisa. O mercado atrapalha pelos valores, os pedidos estão altos, está fora da realidade. Mas vamos seguir trabalhando.

Corintiano, Maicosuel dá preferência

Com propostas de outros clubes, o meia Maicosuel, da Udinese (ITA), tem o desejo de atuar pelo Corinthians em 2014. Em entrevista ao Lancenet, publicada no dia 30 de dezembro, o ex-botafoguense revelou ser corintiano de infância e afirmou que ‘seria um sonho’ defender o clube. O jogador voltou para a Itália, mas tem o desejo de voltar a atuar no futebol brasileiro.

Nesta janela, Maicosuel recebeu ofertas de Corinthians, Santos, Internacional e de um clube mexicano. Desde o início, ele afirmou ao seu empresário, o ex-jogador Lê, que dá preferência ao Timão. A diretoria alvinegra fez uma proposta de empréstimo à Udinese, mas os italianos recusaram. A negociação foi intermediada pelo empresário Giuliano Bertolucci, que reuniu-se com dirigentes italianos para também acertar a venda de Edenilson, cuja parte de direitos econômicos é do empresário.

As conversas serão retomadas nas próximas semanas. O Corinthians pretende encontrar uma alternativa, mas descarta trazer Maicosuel em definitivo.

Passado diferente

Rodriguinho
Estava quase certo com o Santos e depois com o El Jaish (QAT), mas preferiu o Timão.

Cleber
Teve propostas de Vasco, Palmeiras e Internacional, mas preteriu os rivais.

Renato Augusto
Antes do Timão, foi procurado por Santos e Flamengo em 2012.

Guilherme
Ao negociar a saída da Portuguesa, quase parou no Palmeiras, mas quis o Timão.

Douglas
Teve propostas de Flamengo, Palmeiras e Fluminense, mas quis voltar para o clube.

Fonte: Lancenet