De olho na evolução de atletas da base, Corinthians abre escritório em Portugal

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
O Corinthians também aproveitará a iniciativa para
monitorar a evolução de jovens jogadores | © Alan Morici

Ajudar na formação e no crescimento profissional dos jogadores da base do Corinthians que já ultrapassaram a idade limite das categorias menores e ainda não receberam uma oportunidade no elenco profissional. Esse é o objetivo da nova iniciativa do Timão, que abriu um escritório em Portugal para alavancar oportunidades para os jovens atletas no Velho Continente.

No Corinthians, e assim como em quase todos os clubes brasileiros, muitos atletas da base ultrapassam a idade máxima das categorias e continuam com contrato em vigor, com muito ainda a crescer e sem ainda serem aproveitados pela equipe principal. Para manter o desenvolvimento do jogador, até com a possibilidade de aproveitá-los no futuro, o Alvinegro pretende alocá-los em times importantes de Portugal, a exemplo do que já é feito com clubes do interior paulista.

‘Temos o Afonso Luiz Armonia [integrante do Departamento de Formação de Atletas] que está trabalhando em Portugal para cuidar dessa iniciativa e visitando os clubes de lá’, explicou Fernando Alba, diretor de Futebol de Base do Corinthians, que também revelou os motivos por Portugal ter sido o país europeu escolhido nessa iniciativa. ‘Trata-se de um país muito próximo ao Brasil, por toda a história, cultura, por falarmos a mesma língua. Isso ajuda muito na adaptação do jogador que sai do nosso país e vai para lá’, disse.

Além de tratar da alocação de atletas de base em clubes lusitanos, o Corinthians também aproveitará a iniciativa para monitorar a evolução desses jovens jogadores. ‘Nosso funcionário em Portugal também vai acompanhar e ajudar no gerenciamento da carreira dos atletas, como uma forma de análise para aproveitamento futuro’, falou.

A observação de novos jogadores em Portugal também pode fazer parte da iniciativa, mas não é prioridade, com foco no trabalho com os atletas da base corinthiana.

Fonte: Site Oficial do Corinthians