Os cartolas aceitaram a formula de disputa do Campeonato Paulista de 2014, que vem gerando polêmica desde que fora anunciada pela FPF em fins de outubro de 2013. Para enxugar a competição, a Federação Paulista de Futebol dividiu os 20 participantes em 4 grupos iguais, os quais os times enfrentam apenas àqueles que não estão em suas chaves. Cada participante fará 15 jogos na primeira fase e os dois melhores classificados de cada grupo avançam às quartas-de-final, que serão disputadas em jogo único.
Com critérios diferentes para classificação e rebaixamento, a FPF acabou gerando uma confusão. Mesmo sem pontuar, já que foram derrotados na rodada inicial, Comercial e Linense estariam classificados às quartas-de-final como os dois melhores colocados do grupo A, ganhando as vagas do Palmeiras e do Oeste, que pertencem ao grupo D e venceram na rodada.
Também cita o regulamento que ao término da primeira fase, os quatro clubes que somarem menos pontos, independente dos grupos, estarão rebaixados para a Série A2 de 2015. O regulamento da FPF permitira que o 17º colocado ser ao mesmo tempo o 2º colocado de seu grupo, assim sendo, o clube estará rebaixado e ao mesmo tempo classificado às quartas-de-final.
Injustiças, confusões e choradeiras nas edições de 78 e 79
O Campeonato Paulista de 1978, a FPF também dividiu os 20 participantes em 4 grupos iguais. O certame foi disputado em turno e returno. Os times se enfrentaram entre si, cada participante fez 19 jogos na primeira fase e 19 jogos na segunda fase.
Na primeira fase, a Portuguesa classificou-se às quartas-de-final do primeiro turno como 2º colocado do grupo B tendo pior campanha que o Comercial, o 3º colocado do grupo C.
Na segunda fase, a Francana classificou-se às quartas-de-final do segundo turno como 2º colocado do grupo C tendo pior campanha que o XV de Piracicaba, 3º colocado do grupo D.
Naquele ano, a Portuguesa Santista que havia realizado pífia campanha na primeira fase, reagiu na segunda fase e terminou como 3º colocado de seu grupo, sendo eliminada das quartas-de-final pelo Juventus, 2º colocado no critério saldo de gols. Na classificação geral na somatória dos dois turnos, a Portuguesa Santista foi rebaixada.
No Paulistão de 1979, a FPF adotou quase que o mesmo regulamento usado no de 1978. Os times jogaram divididos em 4 grupos iguais passando para segunda fase os três melhores colocados de cada grupo e, novamente houve injustiça. Ferroviária e Noroeste avançaram à 2ª fase, respectivamente, como terceiros colocados do grupo C e D, ambos tendo realizados campanhas inferiores as da Inter de Limeira e Comercial, 4º e 5º colocado do grupo B.
Fonte: Futebol Interior