Menos é mais: Timão não vai ‘compor elenco’, mas ainda busca reforços

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Mano Menezes, de volta ao Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Corinthians começou a pré-temporada nesta segunda-feira com apenas um reforço: o lateral Uendel, ex-Ponte Preta, fez todos os testes e exames necessários no CT Joaquim Grava e está a uma assinatura de ser confirmado como novo jogador do clube. Apresentado, o técnico Mano Menezes assegurou que o Timão ainda estuda reforçar o elenco, mas com cautela. Na opinião do novo comandante, o mercado traz poucas opções de alto nível, mas a equipe ainda precisa de alguns ajustes.

A ideia principal de Mano não é “rechear” o elenco, mas sim agir nas posições específicas onde há carências, já previamente detectadas pelo técnico em parceria com o departamento de futebol. No momento, as posições de lateral-direito, volante e atacante são as que mais chamam a atenção como necessidades.

– Observamos prioritariamente para algumas funções, mas vamos trabalhar dentro da estratégia do futebol. Falamos pouco porque, se nos adiantarmos, perdemos em estratégia. Se criarmos expectativas, podemos trazer frustrações. No futebol você não faz tudo. Nenhum clube brasileiro está com os cofres cheios. Não é quantidade. Temos de buscar pontualmente os jogadores que queremos, para um plantel que já é extremamente qualificado – argumentou Mano, em sua primeira entrevista coletiva.

Do lado direito, a aposentadoria de Alessandro deixou Edenílson como único jogador voltado especificamente para o setor – uma vez que Diego Macedo costuma atuar de forma mais avançada, como ala ou meio-campista, do que como lateral de origem. Entre os volantes, o baixo rendimento de Ibson abriu um precedente. Por fim, o baixo rendimento do ataque em 2013 também tornou-se uma preocupação.

Questionado sobre possíveis nomes sondados pelo Corinthians desde o período em que aceitou ser o substituto de Tite até o presente momento, Mano Menezes foi misterioso. O novo técnico prefere não alimentar especulações, para evitar que a torcida se anime previamente ou que inverdades sejam trazidas à tona.

– Falar de especulações é sempre muito difícil. Nesse período (desde que foi contratado), anunciaram umas 15 prováveis contratações no Corinthians, e provavelmente não negociamos com nenhum dos 15. Agora começam a dizer que perdemos para a concorrência. Não tem cabimento – completou.

A posição da diretoria é alinhada à do novo técnico: buscar reforços de acordo com a demanda, mas sem fazer loucuras. O diretor de futebol Roberto de Andrade deixou claro que não trará nenhum nome de peso – como Alexandre Pato, contratado no início do ano passado por R$ 40 milhões – e que o segundo semestre pode trazer mais novidades que o primeiro, por conta da pausa para a Copa do Mundo.

Fonte: Globo Esporte