Ralf é um dos ídolos da torcida do Corinthians (Foto: Eduardo Viana/ LANCE!Press) |
Oito dias. É neste tempo que o Timão pode perder Ralf. O cronômetro corintiano já começa a rodar na noite deste sábado, quando o Corinthians enfrenta o São Bernardo, às 21h, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista, com transmissão em tempo real no Lancenet.
Operário e carregador de piano do elenco desde 2010, o volante tem até o sábado da semana que vem, quando a janela de transferências na Itália se fecha, para se transferir ou não. Ou seja, pode ser contra o Bernô, time da cidade historicamente marcada por lutas operárias, a despedida do camisa 5.
O Napoli (ITA) é o maior interessado na contratação do jogador. Depois de sondar o Corinthians por um empréstimo, o clube italiano tenta as cartadas finais.
Os italianos enviaram propostas para outros dois volantes: Capoue, do Tottenham (ING), e Yann M’?Vila, do Rubin Kazan (RUS). Ralf é a quarta opção, já que o Porto (POR) recusou a oferta por Fernando. O técnico espanhol Rafa Benítez – que conheceu Ralf na final do Mundial de Clubes de 2012, quando treinava o Chelsea (ING) – segue esperando um reforço para preencher a lacuna no setor defensivo do meio.
O Napoli tem aproximadamente 6 milhões de euros – quase R$ 20 milhões. A diretoria corintiana tomou conhecimento do valor e espera a proposta oficial, com papel timbrado do clube de Nápoles, para conversar com Ralf. O Corinthians quer mantê-lo, mas é consenso que ela seria muito vantajosa, dada a crise financeira pela qual passa o clube. O Timão tem direito a 90% dos direitos federativos do volante – os outros 10% pertencem ao jogador.
Apesar de terem consciência de que esta pode ser a última chance de Ralf, aos 29 anos, de atuar na Europa – ele nunca jogou fora do Brasil -, os dirigentes corintianos acreditam que ele não forçaria uma situação para deixar o Corinthians. Em recentes conversas, o próprio jogador deixou claro que está tranquilo com a situação e que não irá bater o pé para sair. Ralf recebeu dois aumentos salariais nos dois últimos anos também por causa de propostas.
Peça de reposição seria problema
A possível saída de Ralf iria expor um dos maiores problemas do elenco: a falta de alguém para a sua reserva. Apesar de considerar Guilherme Andrade da posição, o volante ainda não tem a confiança da diretoria e da comissão técnica. O fato de ter perdido quase toda a temporada 2013 por conta de uma lesão corrobora para isso. É unânime também que o mercado não oferece muitas opções. Durante o planejamento para 2014, a antiga diretoria de futebol colocou que era necessário trazer um reserva para Ralf. No entanto, após muita procura, ninguém foi contratado. Aranda, que se destacou no Olimpia (PAR) e que acertou com o Vasco, era uma opção, mas o interesse não avançou.
Para a posição de Guilherme, o Timão deve anunciar o acerto com Bruno Henrique, que se destacou pela Portuguesa em 2013. Elias e Jucilei também foram tentados, mas os valores impediram o negócio.
Napoli de olho
Fernando
O volante brasileiro do Porto (POR) foi procurado pelo time italiano, mas a proposta foi recusada há semanas.
Gonalons
Jogador do Lyon (FRA), também foi considerado muito caro na sondagem.
Matic
Volante do Benfica (POR). Foi feita a proposta, mas acertou com o Chelsea.
M’Villa e Capoé
Atuam no Rubin Kazan (RUS) e Tottenham (ING), respectivamente. Propostas foram enviadas.
Fonte: Lancenet