Sem espaço e decidido a sair, Julio Cesar inicia último ano no Corinthians

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Julio Cesar não deverá ser utilizado em 2014 ( Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)

Depois de quase uma década entre os profissionais do Corinthians, o goleiro Julio Cesar deixará o clube em 2014. O camisa 1 e seu estafe já concordaram que, nesta temporada, ele vai procurar outro destino. Na condição de terceiro ou quarto goleiro do elenco nos últimos meses de 2013, o jogador decidiu que está na hora de voltar a ser protagonista em sua carreira.

Julio esteve perto de sair para o Vasco no início do ano passado, mas a diretoria cruz-maltina desfez o negócio de última hora. O goleiro usa esse caso como exemplo para ter cuidado na hora de escolher o futuro. Vale lembrar que os cariocas foram rebaixados no Brasileirão. Outro interessado, o Náutico, também caiu para a Série B.

Um dos fatores que atrapalham uma negociação é o salário do goleiro, hoje na casa dos R$ 180 mil mensais. Caso seja emprestado, o Corinthians cogita ajudar com o pagamento de parte do montante.

O goleiro tem contrato até 31 de dezembro deste ano e tem a ciência de que, cedo ou tarde, será a hora de partir. Por isso, sua intenção é estar em outro clube já em um estadual.

Criado no extinto Terrão, ele subiu para os profissionais em 2004, mas só conseguiu virar titular em 2010, após a saída de Felipe, hoje no Flamengo. Seu ponto alto foi o Brasileirão de 2011, quando ele foi o destaque da equipe, com grandes atuações, principalmente em clássicos.

Nas quartas de final do Paulistão de 2012, contra a Ponte Preta, Julio falhou duas vezes e contribuiu para a eliminação do Timão na competição. Depois deste duelo, ele perdeu a posição para Cássio, que seria o herói da Libertadores e do Mundial.

Insatisfeita com Julio Cesar e Danilo Fernandes – outro que também pode sair – a diretoria alvinegra contratou no ano passado Walter, ex-União Barbarense. O goleiro foi o titular da reta final do Brasileirão, após a lesão de Cássio, e já conquistou a condição de reserva imediato do camisa 12 corintiano.

CÁSSIO E WALTER EM ALTA:

O titular – Cássio terminou o ano lesionado, mas é o titular de Mano Menezes. Foi convocado pelo treinador, quando este comandava a Seleção Brasileira. Em 2013, apesar de ter defendido um pênalti na semifinal do Paulistão contra o São Paulo, esteve abaixo do nível esperado. Somou falhas e lesões e teve ano irregular. Começa com moral com o novo chefe, mas terá de mostrar serviço para manter a posição.

O reserva – Walter foi contratado no fim de maio de 2013 do União Barbarense, o goleiro ganhou chance de ser titular nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Grêmio e não decepcionou. Com boa atuação, foi mantido entre os titulares e deixou Julio Cesar e Danilo Fernandes para trás. Há quem o considere apto para brigar com Cássio pela titularidade em 2014. Ele será, ao menos, o primeiro reserva.

DANILO FERNANDES TAMBÉM DEVE DAR ADEUS:

Depois que se reapresentar de férias, na próxima segunda-feira, o goleiro Danilo Fernandes vai conversar com o preparador de goleiros, Mauri Lima, e o técnico Mano Menezes. Se ouvir que seguirá como a terceira ou quarta opção do elenco, seguirá os passos de Julio Cesar e também deixará o Corinthians em 2014.

– Para todo goleiro, é muito importante jogar. Já joguei aqui e mostrei o meu potencial. Vamos ver a reapresentação, na pré-temporada. Quero jogar, se for no Corinthians, melhor. Se não for, vamos procurar espaço. Ser a terceira opção é complicado. Segundo goleiro ainda pode jogar. Mas se não der, eu vou procurar meu espaço em outro lugar – disse, no início de dezembro.

Fonte: Lancenet