O Corinthians já vive momentos de tranquilidade na temporada, mas segue distante de conquistar a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. Na quarta colocação do Grupo B com 14 pontos, os alvinegros têm cinco jogos para tirar a diferença de quatro pontos para o vice-líder Ituano e reverter a previsão de 14% de chances de avançar de fase.
Os números são fornecidos pelo site InfoBola, administrado pelo matemático Tristão Garcia. À frente do Timão na tabela, Botafogo, Ituano e Osasco Audax têm 82%, 70% e 31%, respectivamente, de possibilidades de classificação. Na lanterna da chave com 11 pontos, o XV de Piracicaba se apoia nos 3% de chances.
Donos das melhores campanhas do Paulistão, Palmeiras e Santos estão muito próximos de carimbar a vaga para as quartas de final. O Peixe, com 23 pontos e 11 gols de saldo, tem 97% de chances de avançar. Apesar de ter saldo menor, o Palmeiras está ainda mais perto de se classificar: 99%. A diferença se deve ao equilíbro do Grupo C: Ponte Preta e São Bernardo, que disputam para enfrentar os santistas, têm 48% e 54% de chances.
Por outro lado, o São Paulo tira proveito de uma chave mais frágil para ter 86% de possibilidades mesmo ocupando a segunda colocação do Grupo A. O Penapolense, líder com três pontos a mais do que o Tricolor, tem 98%. O terceiro lugar é do Linense, que possui apenas 9% de chances de chegar às quartas.
A Portuguesa, quarta colocada no grupo do Santos, se apega a um ponto percentual, enquanto Paulista e Oeste, os lanternas na classificação geral do estadual, já não podem mais passar de fase.
Fonte: Lancenet