Corinthians tenta usar Rio Claro para dar força a novo esquema de Mano

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

O Corinthians encara o Rio Claro neste sábado, no Pacaembu, às 21h, tentando mostrar à sua torcida que reagiu. O caminho para conseguir isso passa pelo novo esquema da equipe, que agora atua com três volantes e só Jadson como armador.

Até agora, esse sistema foi o único que animou Mano Menezes. O trio formado por Ralf, Guilherme e Bruno Henrique estreou contra o Palmeiras e conseguiu, ao mesmo tempo, dar sustentação à defesa e poder de criação ao ataque.

Antes do clássico, Mano estava sofrendo para encaixar o time. Desde o começo do ano, o treinador insistiu que sua equipe não jogaria com três armadores, como fazia Tite até dezembro do ano passado.

Só que o sistema com dois meias, atacantes sem responsabilidade de marcação e laterais muito impetuosos desguarneceu a melhor defesa do país. O Corinthians de 2014 levou 14 gols em nove partidas e tem a sexta pior defesa do Campeonato Paulista.

Além disso, não resolveu no ataque, já que a equipe perdeu muitos gols e só foi às redes nove vezes. Jadson e o novo sistema podem ter mudado isso.

Foram três gols em dois jogos (um terço do número total), duas atuações mais convincentes e a expectativa de uma reação. Se ganhar do Rio Claro, o time chega a 14 pontos e encosta nos líderes do Grupo B.

O clima no Pacaembu não deve ajudar muito na missão. O jogo na noite de sábado já não atrai, por si só, um grande público.

Neste sábado, ainda por cima, as torcidas organizadas devem estar mais arredias quanto ao time e a diretoria. Durante a semana, a invasão ao CT levou três pessoas à prisão – outros três estão foragidos.

Autor formal da denúncia, Mário Gobbi, presidente do Corinthians, virou alvo de todas as organizadas nos últimos jogos. Neste sábado, primeiro dia do novo sistema de venda de ingressos, a bronca deve ser ainda maior.

Um ponto positivo é que Mano deve fazer a mudança no time mais pedida pela torcida. Na última sexta, o técnico sinalizou que Felipe deve voltar para o banco de reservas, dando lugar a Cleber. Depois de falhar nos últimos três jogos em que esteve em campo, o jovem zagueiro foi poupado pelo comandante alvinegro.

O Rio Claro, apesar de modesto, faz campanha mais respeitável que a corintiana. O time do interior está há cinco rodadas sem perder e tem 15 pontos, ocupando a segunda colocação Grupo D, que tem o Palmeiras como líder.

A partida ocorre neste sábado, no Pacaembu, e terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

FICHA TÉCNICA
Data: 21/02/2014
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo
Horário: 21h
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Assistentes: Bruno Salgado Rizo e Maria Eliza Correia Barbosa

CORINTHIANS:
Cássio, Fagner, Gil, Cleber e Uendel; Ralf, Guilherme, Bruno Henrique e Jadson; Romarinho e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

RIO CLARO:
Cléber, Carlinhos, Renan, Marcus Vinícius e Thiago Cristian; Nando Carabina, Samuel, Patrick Silva e Rafael Costa; Robson e André Luiz
Técnico: Fahel Junior

Fonte: UOL