Adicionar legendaCorinthians e Mano e Jadson reagiu, mas agora precisa torcer contra rivais para seguir vivo | Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians |
Nas últimas rodadas, o Corinthians esteve focado em sair da crise. Com duas vitórias seguidas, longe da ameaça do rebaixamento, a hora é de fazer contas. Para sonhar com uma vaga no mata-mata do Campeonato Paulista, a equipe de Mano Menezes precisa vencer sempre, a começar pelo jogo desta quarta, contra o Comercial, no Pacaembu. Mais que isso, porém, precisa secar os rivais diretos.
Hoje o Corinthians é o quarto colocado do Grupo B, que classifica dois times para a próximo fase. Com 14 pontos, está a quatro do Ituano, vice-líder, e cinco do Botafogo-SP, a cinco rodadas do fim da primeira fase. Só que no sistema do Paulista, em que adversários diretos não se enfrentam, não basta só fazer a sua parte.
No pior cenário, o Corinthians pode vencer seus cinco compromissos e ainda assim ser eliminado, caso seus rivais façam o mesmo. E é neste último terço que a torcida contra Botafogo-SP, Ituano e Audax tem de ser ainda maior.
Nas últimas três rodadas, todos fizeram pelo menos seis pontos, contra sete do Corinthians. Na prática, então, a recuperação alvinegra ainda não serviu de nada, só evitou um buraco ainda maior entre as equipes.
Nessa rodada, a torcida corintiana será por Atlético Sorocaba, rival do Audax, Linense, que pega o Ituano, e Penapolense, que visita o Botafogo-SP. Todos os jogos ocorrerão entre sexta e sábado, com tempo suficiente para que a ‘secação’ seja completa.
Uma vitória contra o Comercial e um tropeço de um desses três times pode ao menos minimizar uma situação indesejada para o Corinthians. Nas quatro rodadas restantes, o São Paulo enfrentará os quatro clubes envolvidos na briga por uma vaga no Grupo B, incluindo o clássico contra Jadson, Guerrero e companhia.
‘A gente já sabia que era assim desde o inicio da competição. Não estamos concorrendo com o São Paulo. Não são eles que temos de superar, eles pertencem a outra chave. O regulamento cria o fato diferente de não disputar com seus concorrentes. Não gosto, mas a regra foi dada antes’, disse Mano Menezes, minimizando o problema.
Para não complicar ainda mais sua vida, o técnico espera que pelo menos a sua parte o Corinthians faça. Nesta quarta, o time será o mesmo que bateu o Rio Claro no último sábado por 3 a 2, apostando em Jadson, Romarinho e Guerrero como trio de ataque e Ralf, Guilherme e Bruno Henrique como volantes.
O Comercial, pelo retrospecto no Paulista, não deve oferecer grande resistência. O time de Ribeirão Preto é o vice-lanterna do Grupo A com oito pontos e a quarta pior campanha da competição. Para piorar, o clube vive uma crise financeira e os jogadores chegaram a falar em greve nesta semana.
A paralisação não deve acontecer, mas os problemas extra-campo certamente afetam um time que tem tido dificuldades na temporada. Sorte para Mano e seus comandados que, se fizerem sua parte, poderão começar o Carnaval só de olho na televisão.
A partida contra o Comercial ocorrerá nesta quarta, às 22h, e terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.
FICHA TÉCNICA
Data: 26/02/2014
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho
Assistentes: Marco Antônio Gonzaga da Silva e Fábio Rogério Baesteiro
CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Gil, Paulo André e Uendel; Ralf, Gil, Bruno Henrique e Jadson; Romarinho e Guerrero
Técnico: Mano Menezes
COMERCIAL:
Marcelo Henrique, Marcos Pimentel, Edimar, Reniê e William Simões; Xaves, Marcus Winicius, Marcone e Mateus; Clebinho e Edson
Técnico: Vagner Benazzi
Fonte: UOL