Início » Arena Corinthians » Potente, iluminação da Arena Corinthians destoa do padrão Fifa

Potente, iluminação da Arena Corinthians destoa do padrão Fifa

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Teste recente mostrou iluminação da Arena Corinthians | Foto: Divulgação

Projetada pela companhia alemã Osram, a iluminação é um dos pontos de maior destaque da Arena Corinthians. O sistema escolhido para Itaquera é bastante superior a uma série de grandes palcos esportivos pesquisados pelo Terra. São 5 mil lux (medida para iluminamento) formados por 350 luminárias.

O valor destoa até do exigido pelo padrão Fifa para a Copa do Mundo, hoje em torno de 3 mil lux. Ainda segundo a empresa, é cerca de quatro vezes superior à claridade média nos estádios tradicionais no Brasil e no exterior.

‘São níveis de iluminação muito superiores às grandes arenas em funcionamento ao redor do mundo’, confirma Sergio Costa, responsável pelo sistema e gerente de projetos e soluções da Osram, em contato com o Terra.

‘Os espectadores no estádio terão percepção de altíssimo nível de iluminação, sem ofuscamento. Para quem assiste em casa, a excelente percepção de qualidade de imagem será garantida pela iluminação e principalmente uniformidade, fator para as imagens em TV de alta definição’, explicou Sergio.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, os altos índices de iluminação não devem significar mais gastos para o Corinthians. A tecnologia adotada reduziu a quantidade de pontos de luz, e assim o consumo de energia também caiu. Esse sistema, somado aos projetores escolhidos (com 87% de rendimento), assegura quantidades adequadas para a hora de pagar a conta.

Andrés Sanchez (foto) afirmou que o Corinthians, em conjunto com possíveis investidores, irá arcar com as estruturas temporárias que correspondem ao jogo de abertura da Copa do Mundo. O tema ainda assim é motivo de dor de cabeça para Fifa.

Além do direito de iluminar o estádio do Corinthians, vencido em uma concorrência com outras empresas, a Osram também é responsável pelo painel de LED (170 metros de largura por 20 metros de altura) que preenche a fachada leste.

Segundo Sergio Costa, gerente da companhia, este também é um diferencial a todos os estádios ‘concorrentes’. ‘É o maior telão do mundo já aplicado em arenas esportivas’.

O Terra ainda tentou entrevista com o ex-presidente corintiano Andrés Sanchez, responsável pelo projeto em Itaquera, para falar sobre o investimento feito em iluminação na Arena Corinthians. As perguntas não foram respondidas por Sanchez.

Fonte: Terra