O Corinthians abriu mão de fazer um amistoso contra algum convidado de peso para reunir cem ex-jogadores na abertura da sua nova casa. A inauguração da Arena Corinthians, porém, não terá só ídolos alvinegros. Entre os nomes escolhidos pela direção do clube, estão grandes nomes dos rivais e até atletas com passagem pouco ilustre pelo Parque São Jorge .
A lista é tão grande que comporta todas as vertentes. Entre os ídolos históricos do Corinthians estão desde os ícones da Democracia Corintiana (Sollito, Wladimir, Zé Maria, Biro-Biro) até nomes das conquistas mais recentes (Ronaldo Fenômeno, Alessandro, Elias, Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca e Ricardinho), passando por ex-jogadores de outras gerações (Rivellino, Neto, Ronaldo, Tupãzinho e Basílio).
A reunião de ídolos é exatamente o que se espera em um evento do tipo. Será o primeiro jogo da Arena Corinthians , com direito a 20 mil torcedores nas arquibancadas – mais de 60% dos ingressos já foram vendidos logo no primeiro dia. Quem for à nova casa corintiana, porém, também vai se deparar com alguns jogadores que não causarão boa lembrança.
Dama, Cocito, Yamada, André Leone, Gino, Edson Pelé, Perdigão e Rodrigo Pontes são alguns dos nomes confirmados. Mais do que más atuações, os selecionados também se destacam por momentos específicos. Iran, por exemplo, estava no time rebaixado à segunda divisão em 2007. Fininho, em 2005, deixou o gramado mostrando os dedos do meio à torcida após ser criticado.
‘Para mim é uma honra, pela história que eu construí no Corinthians. Como faz parte da história do clube, é legal. Todo mundo tentou vestir a camisa da melhor maneira possível. Se alguns conseguiram desempenhar melhor que os outros, é algo que acontece. Todos merecem homenagens’, disse Luizão, ídolo do fim dos anos 1990 que estará na festa.
Outro nome que se destaca é o de Emerson Leão. Em 1983, o goleiro foi campeão paulista com Sócrates e companhia, mas historicamente é mais identificado com o rival Palmeiras, embora também tenha trabalhado como técnico no clube.
‘Melhor do que qualquer experiência é reconhecimento. A torcida vai receber como me recebeu em 1983. Hoje [quinta] me ligou o pessoal da WTorre [construtora da Arena Palestra, novo estádio do Palmeiras] e eu ganhei uma eleição para receber uma cativa dentro do estádio. Vou lá na terça que vem. É um outro reconhecimento’, disse o ex-goleiro.
A seleção foi feita em conjunto, e deliberadamente tentou incluir um número grande de jogadores, sem fazer grandes distinções. A maior parte dos convites foi feita por Basílio, herói do Paulista de 1977 e hoje um dos organizadores do time máster do Corinthians. A reportagem tentou contato com o ex-jogador, sem sucesso.
Confira a lista com todos os convidados:
Goleiros
Dagoberto
Julio Cesar
Emerson Leão
Rafael Cammarota
Ronaldo
Sollito
Tobias
Wilson
Yamada
Laterais
Ailton
Alessandro
Alfinete
Coelho
Fininho
Iran
Ismael
Julinho
Kleber
Nelsinho
Pavão
Sylvinho
Valdo
Vitor
Wladimir
Zé Maria
Zagueiros
Amaral
André Leone
Batata
Capone
Carlinhos Grauna
Celio Silva
Cesar (Port)
Dama
Edvaldo
Fabio Luciano
Juninho Fonseca
Marcelo Dijan
Maurão
Moretti
Nenê
Paulão
Volantes
Amaral
Barbieri
Biro-Biro
Careca
Cocito
Dunga
Elias
Ezequiel
Fabio Augusto
Gilberto Costa
Gilmar Fubá
Gino
Homaley
Marcelinho Paulista
Marcio Bittencourt
Perdigão
Pingo
Rodrigo Pontes
Tião
Tosim
Vampeta
Wagner
Wagner Basilio
Wilson Mano
Zé Elias
Meias
Andrezinho
Basílio
Boiadeiro
Edson Pezinho
Edu Gaspar
João Carlos
João Paulo (Papinha)
Jorginho
Neto
Pitta
Ricardinho
Rincón
Souza
Tupãzinho
Zenon
Atacantes
Aguinaldo
Amoroso
Ataliba
Dicão
Dinei
Ediíson
Edson Pelé
Eduardo Amorim
Fernando Baiano
Geraldão
Gil
João Paulo (Gua)
Juarez
Leto
Liedson
Luizão
Marcelinho Carioca
Mauro
Palhinha
Paulo Egídio
Paulo Sérgio
Pitta
Ricardo Noal
Serginho
Thiaguinho
Convidados
Adil
Adnan
Badeco
Baré
Buião
Diogo
Eli
Ivair
Ivan
Jairo
Jenildo
Lance
Lima
Luiz Carlos
Polaco
Rivellino
Solitinho
Zé Eduardo
Fonte: UOL