No Brasil, Chen Zizao era “o chinês”. Contratado pelo Corinthians em 2012 sob pretexto de fomentar a presença de marca do clube no mercado asiático, o atacante passou duas temporadas no Parque São Jorge. Não anotou gols e chamou mais atenção pela nacionalidade do que pelo futebol. Na China, Zizao hoje é “o brasileiro”. O jogador de 26 anos atualmente defende o Beijing Guoan, único time de Pequim que disputa a liga local de futebol profissional. A referência ao país sul-americano deve-se ao estilo em campo e à experiência no time paulista, mas podia ser pela influência cultural: Zizao fala português, mantém relação com o Brasil e sente falta de muito do que viveu no tempo de Corinthians – os amigos, a comida e os autógrafos, por exemplo.
“[Dava mais autógrafos] no Brasil. No Brasil, oito ou nove pessoas a cada dez são torcedores. Na China, só um ou dois a cada 20 gostam de futebol. É diferente”, comparou o atacante em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.
A ida de Zizao para o futebol brasileiro começou com uma ideia do Corinthians, que queria ter no elenco um jogador chinês. O clube procurou empresários ligados ao futebol do país asiático e recebeu uma série de DVDs com imagens de atletas. Escolheu um atacante que fazia poucas partidas em seu país de origem, mas tinha um estilo mais próximo do que é feito no Brasil.
“As pessoas aqui gostam das mesmas coisas do que os brasileiros. Eles querem futebol bonito e gritam quando eu dou pedaladas. Eles me chamam de brasileiro”, relatou Zizao. “Aqui o futebol é mais fácil. Os jogadores do Brasil são melhores, e lá não é tranquilo ganhar de nenhum time. Na China há algumas equipes mais fortes, mas é mais fácil para ganhar das que estão embaixo na tabela”, completou.
A questão técnica foi a principal diferença que Zizao notou ao voltar para a China. O atacante retornou ao Nanchang Hengyuan, time que o havia cedido ao Corinthians, e depois foi emprestado ao Beijing Guoan. Está no primeiro ano de um contrato de duas temporadas e já fez quatro gols em 19 partidas (apenas nove como titular).
O período no Corinthians transformou Zizao em um fenômeno. O atacante pouco jogou e tampouco teve participação técnica relevante. Ainda assim, foi usado pelo clube em comerciais, ações promocionais e vídeos virais.
A fama que Zizao adquiriu no Brasil, contudo, não serviu para tornar o Corinthians mais conhecido na China. O próprio jogador hoje tem dificuldade para acompanhar o time alvinegro.
“Eu às vezes assisto às notícias e aos jogos pela internet. E às vezes eu não consigo nem isso”, explicou Zizao. O atacante ainda conversa por e-mail com alguns jogadores: “Falo com o Emerson, o Pato e o Paulo André. Falamos mais sobre futebol. Converso mais com o Paulo André porque ele está na China, em Xangai, que é uma boa cidade. Ele já fez muitos amigos por lá”.
Fonte: UOL