Juntos, Palmeiras e Santos têm mais de 21 milhões de torcedores pelo país. Apesar do número expressivo, os clubes estão sendo tratados como patinhos feios pela TV Globo. Apenas duas das 11 partidas disputadas pelo Verdão neste ano foram transmitidas pela emissora. Já o Peixe apareceu uma única vez.
Detalhe importante: alviverdes e alvinegros só tiveram o “prazer” de jogar na principal emissora brasileira quando estiveram em clássicos: Santos 2 x 1 Palmeiras na Vila Belmiro e Palmeiras 0 x 1 Corinthians no Allianz Parque.
A comparação com Corinthians e São Paulo revela a lavada: o Timão teve oito jogos exibidos, contra seis do Tricolor. É bem verdade que ambos disputam a Taça Libertadores da América, mas, mesmo excluindo o torneio continental, eles estiveram mais vezes na TV: quatro para o time de Tite e três para o de Muricy.
A predileção por Corinthians e São Paulo tem rendido protestos contra a Globo. Na Vila Belmiro, é comum ouvir torcedores cantando contra a emissora. Já os palmeirenses pregam nas redes sociais um boicote ao canal, que é chamado de RGT (iniciais de Rede Globo de Televisão).
Há um efeito colateral na preferência da Globo. O Corinthians, por exemplo, fez campanha nos bastidores para ter seu jogo contra o Capivariano antecipado para sexta ou sábado, já que terá uma maratona pela frente: pega a Portuguesa na terça, a Penapolense na quinta e o Bragantino no domingo. A emissora não aceitou.
Alternativas – Se quase não aparece na Globo, o Santos é o campeão de jogos mostrados pelo Sportv, canal fechado da Globo. Foram seis na temporada, incluindo a vitória por 1 a 0 sobre o Londrina na Copa do Brasil.
Já o Palmeiras é o recordista de partidas no pay-per-view. Seis de seus jogos no Paulistão passaram canal exclusivo para assinantes. A boa notícia é de que parte do dinheiro obtido com o PPV vai para os clubes de coração dos assinantes.
Fonte: Jorge Nicola