Saiu Tite, assumiu Cristóvão Borges. Dentre vários questionamentos que pairam no ar, destaca-se um: Qual será o futuro de Alexandre Pato?
A nove dias do fim de contrato, a diretoria corinthiana espera desfazer-se do atacante contratado por R$ 40 milhões em 2013 junto ao Milan. Fora isso, há o alto salário estimado em R$ 800 mil mensais.
Em entrevista no último domingo, na Arena Corinthians, o presidente Roberto de Andrade afirmou não ter recebido nenhuma oferta pelo atacante.
Internamente a cúpula avalia que o Chelsea dificilmente fará proposta para o atacante, que em pouco mais de cinco meses. atuou somente em duas partidas e fez um gol – em confronto contra o Aston Villa, no dia 2 de abril.
Desde então, já se passaram quase três meses e a incerteza persiste. A esperança corinthiana está no representante do atleta, Gilmar Veloz, que está na Europa tentando negociar Pato, seja colocando-o em clubes tradicionais ou até em clubes de menor expressão da Inglaterra.
Há um grande entrave na negociação. Pato, com contrato vigente até final de 2016 com o Corinthians, pode assinar em julho um pré-contrato com qualquer equipe e sair gratuitamente em janeiro de 2017.
Uma corrente da diretoria crê que o melhor é trocar o atleta com alguma equipe brasileira. Deixando de pagar o salário do atleta e reforçando a equipe em alguma posição carente. No entanto, o desejo de Pato em permanecer na Europa, dificulta a ideia de repassasá-lo para uma equipe do país.
Caso apareçam ofertas pelo atacante até o dia 30 de junho, ele terá de se apresentar no CT Joaquim Grava, para pelo menos manter a forma física. No início da temporada foi cogitada a ida de Pato para a disputa da Flórida Cup, mas o atleta foi preterido em janeiro da relação final do então treinador Tite. Logo após, foi emprestado ao Chelsea por seis meses.
A diretoria alvinegra desta vez, não pretender dar o poder de decisão ao novo comandante. Ressalta-se que Tite abriu as portas para o retorno do atacante no final do ano passado.
Indagado na primeira coletiva a imprensa, Cristóvão Borges afirmou não ter conversado com a diretoria sobre Pato, mas acredita que dificilmente terá o atleta à sua disposição para o restante da temporada.
Vale lembrar, que faltam apenas 9 dias para o término de contrato de Pato com o Chelsea.