Considerado uma joia do elenco profissional alvinegro, o meia Pedrinho terá tratamento especial nos próximos meses dentro do clube. Isso porque, por conta de seu físico menos avantajado, os preparadores físicos do clube não querem que ele perca velocidade e agilidade, mas entendem que é preciso ganhar massa muscular.
Em entrevista ao Lance!, Walmir Cruz, preparador físico do Corinthians, explicou que o mesmo procedimento feito com Neymar no Santos deve ser feito com Pedrinho no Corinthians.
“Ele chegou abaixo dos demais por ser um garoto de 18 anos, que está maturando ainda. Não pode comparar o Pedrinho com um cara de 30, tipo o Kazim. O Pedrinho vai ganhar força na carreira dele, além da experiência em campo, vai melhorar a condição física. Ganho de massa vai ter, mas daquilo que ele precisa. Muita gente fala que se o atleta ganha força, perde mobilidade. Mas tudo depende da força que ele ganha. Força de sprint, força máxima… Precisa saber o que trabalhar dentro da idade e do nível que o atleta está. Sempre uso a questão do Neymar como exemplo, porque, além de ele ser um craque, um fenômeno, ele era magrinho, o tal filézinho como falam. E você vê a evolução dele com os treinos. Vamos ver inúmeras diferenças no corpo dele. Está mais estabilizado, com mais força, com mais velocidade, mais massa muscular… Esse é o trabalho com o Pedrinho também”, explicou Walmir Cruz.
Aos 18 anos, Pedrinho entrou como titular do Corinthians nas duas últimas partidas do Paulistão (RB Brasil, São Paulo e Linense), mas se machucou na último confronto e ficará fora diante do Botafogo-SP, sábado, pela partida de ida das quartas de final da competição.
Walmir Cruz explicou melhor o que deve ser feito com o garoto dentro do Corinthians. “Temos um pensamento de que, em um trabalho de fortalecimento, o cara vai ficar forte como um fisioculturista, cheio de músculos. Mas a força que trabalhamos é do esporte. Para o futebol, cada atleta tem seu percentual, sua carga e seu limite. O Pedrinho precisa ganhar força? Sim, mas não vai ficar grande e musculoso. Ele vai ganhar a força que ele precisa para o esporte que ele pratica. Podemos ver muito bem a evolução do Neymar. Se você pegar o Neymar quando ele começou e agora, está muito mais forte. Ganhou massa muscular, mas não está imenso, um brutamonte como a gente diz. É a força específica do esporte, trabalho de potência para o futebol. O Pedrinho é a mesma coisa: parte nutricional, parte de campo, laboratório e lá dentro o trabalho de força são importante, mas tudo dentro do padrão”, completou.