Se você pensa que as férias dos jogadores de futebol é só festa e curtição está enganado. Pelo menos no Corinthians as coisas funcionam de uma maneira diferente. Para conquistar títulos importantes em 2018, a comissão técnica enviou uma cartilha aos atletas para eles voltarem bem fisicamente na pré-temporada do próximo ano.
Walmir Cruz, preparador físico alvinegro, explicou o que foi solicitado aos atletas nas férias. “Fizemos um roteiro de férias de atividades físicas, qual devem fazer, por quanto tempo, quantas vezes por semana. Mandamos vídeos dos exercícios. Mais o roteiro da nutrição, que a gente restringe. Isso foi uma orientação para eles saberem o que fazer. Não é algo que vamos exigir. Mas, no retorno, vamos fazer uma avaliação e saberemos quem seguiu a risca e quem deixou a desejar”, projetou.
A pré-temporada alvinegra inicia no começo de janeiro, em Orlando, na Flórida Cup. Walmir revelou que o time titular e reserva atuará 45 minutos nos dois jogos diante PSV, da Holanda, dia 10 de janeiro, e Rangers, da Escócia, dia 13.
“Sim, eles vão jogar 45 minutos cada, no segundo jogo também. Temos pouco tempo para trabalhar e no retorno a gente já inicia o Paulistão, contra a Ponte Preta, dia 17. Teremos um tempo menor para preparar em 2018, então temos de tomar precauções para que não fiquemos muito para trás do que fizemos nesse ano. Em 2017, no retorno ao Brasil, tivemos uma semana para trabalhar, um jogo amistoso (contra a Ferroviária) e iniciamos o Paulistão só em fevereiro (dia 4)”, revelou Walmir.
O preparador físico também falou da quantidade excessiva de jogos que os clubes brasileiros jogam na temporada. O Corinthians, por exemplo, atuou 71 vezes.
“O Corinthians participou de 71 jogos, só não fez mais porque ficou fora da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Se chegássemos às finais desses dois torneios, chegaríamos a 82 jogos no ano. É muita coisa. Você vê os caras na Europa, eles participam de no máximo 50 jogos, 45 jogos. O Cássio fez 67 no Corinthians”, analisou.
Carille e Walmir Cruz |