Luxa cita Bayern x Barcelona para explicar derrota contra o América-MG: “Jogo truncado”

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

Vanderlei Luxemburgo concedeu entrevista coletiva após a derrota do Corinthians por 2 a 0 diante do América-MG, em Belo Horizonte, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.

Luxa explicou que entrou com três zagueiros para dar sequência ao estilo que venceu o Atlético-MG no meio de semana. O treinador afirma que sabia que haveria uma queda de rendimento.

“Quis dar sequência e conhecimento para a equipe com três zagueiros, para dar segurança e liberar os jogadores para o jogo. Temos muito tempo de janela, sabia que hoje (sábado) teríamos uma queda, é normal. Vem de porrada, porrada, tem a crescida, faz um grande jogo, uma vaga que ninguém acreditava, o emocional vai lá em cima. Tentei jogar o pessoal para cima, motivar para o jogo, mas a parte mental, da necessidade de buscar o resultado contra o Atlético-MG prevaleceu, teve um desgaste mental forte”, explicou.

Luxa ainda citou um confronto entre Bayern de Munique (ALE) e Barcelona (ESP) na Champions League 2012/2013 quando a equipe alemã goleou os espanhóis com um estilo de jogo direto.

“Essa coisa de ser proativo e reativo… vai ganhar? Vai dizer que vai? Quantas vezes? Eu lembro de uma passagem sobre isso… do Barcelona contra o Bayern de Munique. O Barcelona era o time que mais ficava com a bola. E perdeu de quatro! O Bayern foi vertical, vertical, vertical… e fez quatro gols. As pessoas ficam muito nessa coisa de proativo e reativo. Tem que fazer o gol. Verticalizar e fazer o gol. O jogo era para caminhar do jeito que caminhou. Tanto o América-MG como nós. O América-MG também foi um time fisicamente melhor? Mais disposto? Não. Mas o América-MG se fechou e jogou nos nossos erros. É difícil a coisa funcionar num jogo como esse. E conseguiu uma bola parada. E isso decide o jogo”, disse.

O comandante alvinegro ainda disse que o confronto se desenrolou como ele achava que aconteceria.

“O América-MG jogou fechadinho, adiantou marcação no tiro de meta, saímos bem com três zagueiros. Eu achei que o jogo ia acontecer como aconteceu. Uma penalidade máxima, uma bola espirrada em um jogador talentoso, como o Pedro conseguiu o pênalti. Foi um jogo truncado, amarrado, as equipes tiveram muito esforço em outra competição”, finalizou.

O Corinthians volta a atuar na quarta-feira, contra o Del Valle, fora de casa, pela Libertadores.