Jornal Argentino Olé destaca Corinthians como o primeiro campeão Mundial

Pedro Nogueira Heiderich

Google News Siga-nos no Google Notícias

Uma matéria do jornal argentino Olé destaca Corinthians como o primeiro campeão Mundial. O texto do periódico esportivo sobre a competição ressalta o aniversário de 25 anos do título corinthiano e frisando que o time o foi o primeiro a vencer em novo formato. A reportagem ainda reforça que o Corinthians é o último sul-americano a ganhar o torneio, ao derrotar o Vasco no Maracanã, no dia 14 de janeiro de 2000.

A matéria recorda a trajetória da equipe do Parque São Jorge e a presença de Real Madrid e Manchester United e dá ênfase para a freguesia do Vasco, com referência ao fato do time carioca ter sido eliminado pelo Timão na Libertadores de 2012 que culminou no segundo titulo Mundial naquele mesmo ano.

O jornal recorda também como foi o segundo Mundial do Corinthians, derrotando o Chelsea em 2012. O Olé menciona que o time inglês tinha estrelas como Didier Drogba e Frank Lampard e que o jogo parecia uma partida entre equipes sulamericanas, por ser disputado. A reportagem termina citando que após o Timão ganhar o segundo Mundial, a diferença entre os times europeus aumentaram significamente.

Foto: Agência Corinthians

Campanha do primeiro Mundial

Com gols de Luizão e Fabio Luciano, o Timão estreou derrotando por 2 a 0 o Raja Casablanca, do Marrocos. Em seguida, o alvinegro paulista empatou em 2 a 2 com Real Madrid, em partida marcada por gol de Edílson após drible em Karembeu, em resposta à declaração do zagueiro francês de que o jogador corintiano era desconhecido. O atacante foi o autor do outro gol corintiano do jogo.

A fase de grupos do Mundial de 2000 terminou com vitória sobre o Al Nassr, da Arábia Saudita. Dois a zero, gols de Ricardinho e Rincón. Com a melhor campanha do grupo, o Timão avançou à final, contra o Vasco, que ficou em primeiro lugar em grupo com Manchester United, Necaxa do México e South Melborne da Austrália. O time do Rio de Janeiro venceu as três partidas que disputou.

Na final, o jogo terminou em zero a zero e o Corinthians venceu nos pênaltis após Edmundo errar cobrança em pleno Maracanã. As penalidades terminaram em 4 a 3, com Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu convertendo os penâltis. Marcelinho Carioca teve a cobrança defendida pelo goleiro Hélton, mas Dida defendeu a batida de Gilberto.

Domínio europeu pós-segundo Mundial

Em 2012, o Timão ergueu a taça pela segunda vez, após Paolo Guerreiro marcar o gol da vitória contra o Chelsea no Japão. Para chegar a final, o Corinthians bateu o Al Ahly, do Egito, também com gol do atacante peruano.

Nos doze anos de intervalo entre os títulos corintianos, mais dois times sulamericanos ganharam o torneio – São Paulo em 2005 e Internacional em 2006. Depois do segundo Mundial vencido pelo Timão em 2012, nenhuma equipe da América do Sul se aproximou de conquistar o campeonato.

Foram apenas cinco aparições em finais. O San Lorenzo foi derrotado para o Real Madrid em 2014 e o River Plate perdeu no ano seguinte para o Barcelona. Em 2017, o Grêmio perdeu o campeonato para o Real Madrid e em 2019 o Liverpool venceu o Flamengo. A última presença de um time sulamericano em finais foi em 2021, quando o Chelsea bateu o Palmeiras e levou a taça em 2021.

Edição de 2025

O Mundial de Clubes FIFA de 2025, chamado de Super Mundial de Clubes, será disputado em Miami, nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho, em um novo formato com 32 equipes. Os representantes da América do Sul são Boca Juniors, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e River Plate. Serão sete partidas até o título, o que torna ainda mais difíceis as chances dos sulamericanos que terão como adversários, entre outros, gigantes europeus como Real Madrid, Barcelona, Bayer de Munique, Chelsea, Manchester City, Inter de Milão, Juventus e Porto.

Intercontinental

No final deste ano ainda será disputado o Intercontinental, no formato que foi disputado o Mundial nos últimos anos. O vencedor da Libertadores de 2025 garante vaga no competição. O Corinthians está na Pré-Libertadores e enfrenta em 19 de fevereiro na Venezuela contra o Universidad Central, às 21h30. O jogo de volta acontece em 26 de fevereiro, em Itaquera, no mesmo horário.

Se avançar, o Timão enfrenta o ganhador de Barcelona do Equador e vencedor de jogo entre represente da Bolívia e o El Nacional do Equador, em fase anterior. Quem passar garante vaga na fase de grupos da Libertadores.