Início » Na história do Corinthians » Top 10 maiores erros de arbitragem contra o Corinthians

Top 10 maiores erros de arbitragem contra o Corinthians

Pedro Nogueira Heiderich

Google News Siga-nos no Google Notícias

O É o Time do Povo traz no especial de hoje o top 10 maiores dos erros de arbitragem contra o Corinthians, ou seja, jogos em que o Timão foi mais prejudicado.

O Corinthians já foi “ajudado”, mas em muitas vezes foi “roubado”, como diz o jargão popular quando há um senso coletivo de que o juiz falhou em algumas decisões cruciais.

Foram jogos decisivos que com a ajuda de arbitragem, o adversário levou a melhor contra o Corinthians.

Confira abaixo levantamento do portal É o Time do Povo do top 10 jogos maiores erros de arbitragem contra o Corinthians em ordem cronológica.

1 – Corinthians x Palmeiras – Final do Paulista de 1993

Em 1993, Corinthians e Palmeiras decidiam o Campeonato Paulista. O Timão havia vencido na ida por 1 a 0, com gol de Viola imitando porco na comemoração. Na volta, no Morumbi, o Palmeiras vencia por 1 a 0 quando, no fim do primeiro tempo, Edmundo deu carrinho violento em Paulo Sérgio após perder um bola.

O juiz José Aparecido de Oliveira deu amarelo. Em 2016, admitiu ao UOL que era lance para cartão vermelho. Edmundo seguiu em campo, “cavou” duas expulsões no segundo tempo e sofreu pênalti na prorrogação. Fora a vantagem que o Timão teria com um a mais, Edmudo foi crucial para o Palmeiras, que ganhou de 4 a 0.

2 – Corinthians x Santos – Final do Brasileiro de 2002 

No jogo de ida da final de 2002 do Campeonato Brasileiro entre Santos e Corinthians, o atacante Robinho dá entrada de sola no tornozelo de Deivid aos 19 minutos do primeiro tempo, (no vídeo acima, ver a partir do minuto 21) quando o rival ganhava de 1 a 0. Lance para no mínimo amarelo e para alguns até para vermelho.

Robinho dá entrada de sola no tornozelo de Deivid: nem falta o juiz deu. (Foto: Reprodução)

 

O primeiro jogo da decisão terminou 2 a 0 para o Santos, vantagem que ajudou o time do litoral a confirmar o título com a vitória por 3 a 2 na volta em cima do Timão. Detalhe: Robinho estava pendurado. Ou seja, se ele toma o amarelo pela entrada na ida, nem jogava a volta, em que fez gol e foi eleito o melhor em campo.

3 – Corinthians x River Plate – Oitavas da Libertadores de 2006

 

Em 2006, o Corinthians era o atual campeão Brasileiro e tentava chegar longe na então inédita Libertadores. O estrelado time da MSI pegou o River Plate nas oitavas de final e acabou eliminado por erro da arbitragem. E tudo começou no jogo de ida, na Argentina, o time da casa venceu por 3 a 2.

Quando o jogo estava 2 a 1 para o River, Tévez fez um gol de cabeça anulado incorretamente. Além disso, Mascherano foi expulso após tomar um segundo amarelo no mínimo duvidoso. Prejudicado, o Timão acabou eliminado ao perder por 3 a 1 em São Paulo, marcado por tentativa de invasão da torcida com a derrota.

4 – Corinthians x Boca Juniors – Oitavas da Libertadores de 2013

 

Para muitos, um dos maiores erros de arbitragem contra o Corinthians de todos os tempos. O Timão era atual campeão da Libertadores e do Mundial e tinha um time forte, que vivia a expectativa de ganhar o bi da Liberta. E o adversário das oitavas era o Boca Juniors. O time argentinou venceu a ida por 1 a 0.

Na volta, um assalto. O jogo acabou 1 a 1 e Boca classificado, com erros em três lances. O juiz Carlos Amarilla, anulou dois gols do Timão, de Romarinho e Paulinho, e não deu pênalti em jogada de Emerson Sheik em que a bola bate na mão de jogador Boca. Amarilla admitiu um dos três erros anos depois à imprensa.

5 – Corinthians x Grêmio – Quartas da Copa do Brasil de 2013

 

O ano de 2013 não foi fácil para o Corinthians quando o assunto é erros de arbitragem. Mesmo com dois títulos na temporada, o Coringão tinha time para ganhar a Libertadores e também a Copa do Brasil. Na competição nacional, o erro não foi tão escandaloso quanto contra o Boca, mas também prejudicou o Timão.

Nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, no jogo de ida, a partida terminou em 0 a 0. Mas o juiz anulou equivocadamente gol de Paolo Guerrero ainda no primeiro tempo, por impedimento – zagueiro adversário dava condição. A volta terminou com outro empate sem gols e o Corinthians caiu nos pênaltis.

6  – Corinthians x Atlético-MG – Quartas da Copa do Brasil de 2014

 

Um ano depois, na mesma competição, o Corinthians caiu na mesma fase por conta de erro da arbitragem. O Atlético-MG eliminou o Timão nas quartas de final da Copa do Brasil de 2014 com gol irregular. O Coringão venceu a ida em casa por 2 a 0 e saiu na frente na volta, mas tomou a virada por 3 a 1.

Na época ainda valia a regra do gol fora, e ia dando Timão classificado, quando Edcarlos fez gol aos 42 do segundo tempo após cobrança de escanteio. A bola bate no braço do jogador, mas o gol é validado. Com o 4 a 1 o time mineiro ficou com a vaga – e acabaria campeão daquela Copa do Brasil.

7 – Corinthians x Palmeiras – Primeira fase do Paulista de 2017

 

Em 2017, em um dérbi no início da temporada, pelo Campeonato Paulista, válido pela primeira fase da competição, ficou marcado por um erro crasso de arbitragem contra o Corinthians. O juiz Thiago Duarte Peixoto aprontou uma presepada das grandes e foi até suspenso por 60 dias pelo TJD depois.

Gabriel e Maycon
Corinthians ironizou juiz que confundiu Gabriel e Maycon. (Foto: Reprodução/X)

Após falta de Maycon, o árbitro deu cartão amarelo para Gabriel – que nem participou da jogada e acabou expulso por já ter um primeiro amarelo. Mesmo com um a menos por erro da arbitragem e contra um Palmeiras que era atual campeão brasileiro e amplo favorito, o Corinthians ainda conseguiu vencer o jogo por 1 a 0, com gol de Jô nos minutos finais. A partida ficou marcada pelo erro e como “início” do título estadual.

8 – Corinhians x Cruzeiro –  Final da Copa do Brasil de 2018

 

Outro lance considerado por grande parte dos torcedores como um dos maiores erros de arbitragem contra o Corinthians na história foi na final da Copa do Brasil de 2018, contra o Cruzeiro. O Timão havia perdido na ida em Belo Horizonte por 1 a 0. E estava perdendo o título em casa no jogo de volta, que estava 1 a 1.

Aos 24 do segundo tempo, o Timão fez 2 a 1 com gol de Pedrinho de fora da área. Mas o juiz Wagner do Nascimento Magalhães consultou o VAR e viu “falta” de Jadson no início do lance. Com o gol anulado, o Cruzeiro fez 2 a 1 no fim do jogo e ficou com o título em plena Neo Química Arena, beneficiado pelo erro.

9 – Corinthians x Flamengo – Final da Copa do Brasil de 2022

 

Outra final em que o Timão foi prejudicado pela arbitragem, desta vez contra o Flamengo. Em 2022, o Corinthians disputava de novo a final da Copa do Brasil, agora contra o rubro-negro carioca. Favorito e com mais time, o Flamengo ficou com o título após vencer nos pênaltis no Maracanã.

Mas no jogo de ida, na Neo Química Arena, em Itaquera, o juiz Bráulio da Silva Machado ignorou pênalti pra o Coringão após lance de mão de Léo Pereira no segundo tempo. Mesmo com o VAR, a penalidade não foi marcada. Em diversos lances semelhantes nos últimos anos no Brasil, os pênaltis foram sempre marcados.

10 – Corinthians x Sao Paulo – Semifinal da Copa do Brasil de 2023

O último grande erro de arbitragem contra o Corinthians foi na semifinal da Copa do Brasil, em 2023, contra o rival São Paulo, no jogo de volta e decisivo para a vaga na final da competição, que acabou com o São Paulo como campeão, assim como aconteceu com o Timão contra o Atlético-MG em 2014 citado acima na lista.

Em casa, na ida, o Coringão venceu por 2 a 1. Mas perdeu na volta por 2 a 0 no Morumbi e foi eliminado. O São Paulo abriu o placar no início do jogo e ainda no primeiro tempo ampliou com Lucas, mas o gol que deu a vaga ao rival foi irregular, por toque de mão do jogador, ignorado pelo árbitro Raphael Claus e pelo VAR.