Início » Copa do Mundo » As cinco melhores temporadas do Corinthians em ano de Copa do Mundo

As cinco melhores temporadas do Corinthians em ano de Copa do Mundo

Pedro Nogueira Heiderich

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal

O portal É o Time do Povo traz agora um levantamento com as cinco melhores temporadas do Corinthians em ano de Copa do Mundo.

A poucos meses da próxima edição do torneio mundial de seleções, relembramos algumas temporadas em que o torcedor do Timão se lembra com carinho. Anos de Copa do Mundo em que o Corinthians conquistou títulos mesmo com a competição em curso no meio da temporada.

Veja as cinco melhores temporadas do Corinthians em ano de Copa do Mundo

1990

Em 1990, ano da Copa do Mundo na Itália, conquistada pela Alemanha, a grande estrela do Timão, Neto viva expectativas para ser convocado para o Brasil, o que não aconteceu. Após um Paulista ruim, o Corinthians entrava no Brasileiro daquele ano sem grandes perspectivas e como azarão.

Mas um time operário e que tinha Neto inspirado em ótima fase e seus gols de falta foi avançando e a Fiel foi junto. Após eliminar Atlético Mineiro e Bahia, o Todo Poderoso enfrentou o São Paulo na final e conquistou o seu primeiro título nacional com gol de Tupãzinho. Ano inesquecível.

1998

Se na Copa do tetra em 1994 o Corinthians não teve um bom ano, na edição seguinte, em 1998, o Timão voltou a brilhar. A França conquistou a Copa do Mundo em casa em cima do Brasil. E o alvinegro começa o ano com a derrota na final do Paulista para o São Paulo e outras eliminações.

Mas o Brasileiro era nosso. Com uma campanha irretocável na primeira fase, o Coringão entrou no mata-mata como primeiro classificado. Marcelinho e Edilson guiaram o Timão ao bicampeonato nacional em cima do Cruzeiro após derrotarem Grêmio e Santos. Era o início de uma grande era.

2002

Agora uma temporada de Copa em que Corinthians e Brasil se deram bem. A Seleção traz o penta da Coréia do Sul e do Japão em 2002, e o Timão vence mais uma competição nacional e outra regional. Nem mesmo a derrota na final do Brasileiro para o Santos apagou a boa temporada.

O Coringão de Parreira foi campeão do Torneio Rio-São Paulo após eliminar São Caetano na semifinal e São Paulo na decisão. Pouco depois, sagrou-se bicampeão da Copa do Brasil, em cima do Brasiliense, eliminado durante o caminho Cruzeiro, Paraná e São Paulo de novo.

2018

Em 2018, a França venceu a Copa do Mundo disputada na Rússia, e o Timão teve uma temporada discreta a nível nacional, mas de muito sucesso a nível estadual. Atual campeão paulista na ocasião, o Coringão defendia o bicampeonato contra o Palmeiras, que vivia melhor fase.

A semifinal já havia sido de muita emoção, eliminando o São Paulo nos pênaltis após gol do Timão nos minutos finais. Na ida da decisão, o Corinthians perde por 1 a 0 em casa. Mas na volta, na casa do rival, faz 1 a 0 e leva para os pênaltis. Cássio pega dois e o Todo Poderoso é bi paulista.

1982

Por fim, em 1982, ano de Copa do Mundo na Espanha vencida pela Itália. O Brasil de Sócrates, Zico, Falcão e outras estrelas era tido como um dos favoritos. Mas, pelo menos no Corinthians, Sócrates teve a oportunidade de comemorar um grande título na temporada.

Era o início da Democracia Corinthiana e Sócrates e Casagrande lideravam o time que tinha Biro-Biro, Wladimir e Zenon. O Timão não era campeão desde 1979 e o Campeonato Paulista tinha um peso maior. O Coringão sobrou: campeão em cima do São Paulo após duas vitórias na decisão.