Léo deverá ser titular do Corinthians contra o Náutico (Foto: Ari Ferreira/ LANCE!Press) |
O torcedor do Corinthians que for ao Pacaembu neste domingo para acompanhar o jogo contra o Náutico não deve se assustar quando aparecer a escalação da equipe no placar eletrônico tantos são os desfalques de Tite. E também não deverá estranhar quando for anunciado o nome de Léo.
O jovem atacante, de apenas 18 anos, deverá ter a primeira oportunidade entre os titulares desde que subiu aos profissionais a pedido do treinador corintiano, que o viu como um jogador diferenciado desde os primeiros trabalhos com bola.
A opção por Léo será consequência de duas situações. A primeira é a falta de opções do meio para frente. Renato Augusto (lesionado), Douglas e Emerson, suspensos, além de Alexandre Pato e Paolo Guerrero, convocados para as seleções brasileira e peruana, respectivamente, não estarão à disposição. Dos que são mais utilizados pelo treinador corintiano, Danilo e Romarinho são os únicos que irão a campo.
A segunda consequência é o próprio desempenho do jovem nos treinos no CT Joaquim Grava. A comissão técnica sempre viu Léo com futuro promissor pela sua velocidade, postura em campo e bom poder de definição. Ele é o mais utilizado entre todos os jovens, já que entrou em sete dos 53 jogos de 2013 – Zizao entrou três vezes e Paulo Victor, três.
– Acho que já peguei o jeito desse grupo. Aqui os jogadores exigem que a gente esteja sempre concentrado. Aprendi, sei que tenho de correr, ajudar a marcar. Essa é a cara desse Corinthians – afirmou Léo, ao L!.
Há algumas semanas, após uma entrevista coletiva, Tite foi questionado por um repórter sobre o desempenho de Léo nos treinos. O treinador olhou fixamente para o repórter e, sem titubear, falou o seguinte:
– Esse aí joga pra c…!!! – gritou o comandante, soltando palavrão.
A moral de Léo com a comissão técnica do Corinthians é explicada também pelo fato de os homens de frente da equipe sub-20 serem preteridos em detrimento à escolha do jovem de 18 anos que, depois de alguns meses, terá chance de atuar pela primeira vez na equipe titular alvinegra. Irá bem? Domingo, a resposta…
PROBLEMAS DE TITE
Pato
Convocado para a Seleção, joga contra a Austrália amanhã. No dia 11, pega Portugal.
Guerrero
Joga hoje contra o Uruguai pela seleção do Peru. Depois, pega a Venezuela no dia 10.
Sheik
Levou o terceiro cartão amarelo por reclamar da arbitragem. Foi o quinto no Brasileirão.
Douglas
Outro que levou o 3 cartão amarelo no jogo contra o Inter. Por reclamação também.
Cássio
Levou trombada de Leandro Damião no jogo contra o Inter. Ainda é dúvida.
Fábio Santos
Outro que não sabe se joga no domingo. Tem dores musculares e será reavaliadado.
Guilherme
Operado, o volante segue em fisioterapia. Deve voltar a jogar em cerca de 50 dias.
Renato Augusto
O meia também segue em recuperação de cirurgia no joelho. Mais um mês parado.
BATE-BOLA
Léo, meia-atacante do Corinthians, em entrevista ao LANCE!
‘Se eu jogar, vou provar que fiz por merecer’
Chance chegou? Já passaram para você se começa jogando?
É uma oportunidade boa para eu mostrar que fiz por merecer estar no profissional. Pacaembu, chance de voltar ao G4… Vai ser um dia especial, mesmo que eu fique no banco, vou ajudar. Eu ainda não sei se começo o jogo. Acho que no treino de (sexta) eu vou saber.
Você disse que será o jogo da sua vida. A família já está animada?
Vai ser. A família está na expectativa. Vai todo mundo para o Pacaembu. Mas eles sempre vão mesmo quando estou no banco. Já mandaram mensagem, mas ainda não sei se vou começar jogando.
Por que você com 18 anos passou à frente de jogadores do sub-20?
Acho que minha determinação. Sempre quis estar aqui e mostrei isso nos anos em que estive na base. Jogava como se estivesse aqui, acho que isso contou muito.
Teve de aprender a marcar para pegar o espírito do elenco?
Aprendi isso com o grupo e com o Tite. Eu não era de fazer muito isso na base. Mas aqui todo mundo corre e se ajuda pelo mesmo objetivo.
COM A PALAVRA
Fernando Alba, diretor das categorias de base do corinthians, em entrevista ao l!
“Tenho certeza que ele vai agarrar a chance”
“Em determinado momento da formação de um atleta, o crescimento passa mais pelo lado individual do que pela estrutura da base. Foi a qualidade do Léo que chamou a atenção da comissão técnica, e não um desinteresse em relação aos jogadores do sub-20. Ele é um garoto que nós, da categoria de base, sempre acreditamos que teria potencial de ir bem no profissional. Mesmo sendo (nascido em) 95, ele foi campeão da Copa São Paulo atuando com jogadores 93. Tenho certeza que ele vai agarrar a chance.”
Fonte: Lancenet