Tite explica sucesso da zaga corintiana com “marcação que começa lá na frente”

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Tite, treinador do Corinthians
O Corinthians aparece na oitava posição do Campeonato Brasileiro após as seis rodadas iniciais. Defensivamente, no entanto, nenhuma outra equipe possui desempenho tão bom quanto a comandada por Tite. São apenas três gols sofridos até o momento, o que resulta em uma média de 0,5 por jogo.
Para o treinador, o sucesso do setor é, na verdade, resultado da coletividade do time. ‘Todos têm de fazer o trabalho sujo. A marcação é feita por todos e começa lá na frente. Não com o desarme, mas tirando o espaço do adversário’, disse Tite.
Para exemplificar a participação de todos os atletas na marcação, o treinador se lembrou do lance que resultou no segundo gol corintiano na vitória sobre o Bahia, no último domingo. ‘Quem apareceu aberto pelo lado foi o Guerrero. Teve uma rebatida lá na nossa defesa, ele retomou a bola em frente ao Fábio Santos. A jogada foi organizada e, na sequência, o Pato fez o gol por dentro. Todos têm funções. Todos precisam fazer a parte suja, correr atrás da bola e se desgastar fisicamente para, depois, o talento aparecer’, decretou.
O problema do Corinthians de Tite está do outro lado do campo. Enquanto o número de gols sofridos é o menor dentre todos os times do Brasileirão, os cinco marcados pelo ataque representam a segunda pior marca da competição. Apenas o Náutico, último colocado na classificação, tem desempenho inferior.
‘Faltava efetividade’, analisou Tite, referindo-se às cinco primeiras partidas do campeonato, antes da vitória no último jogo. ‘Ainda faltou isso no segundo tempo (contra o Bahia). O (goleiro) Marcelo Lomba fez algumas grandes defesas, a gente precisa reconhecer o mérito do outro lado. Mas continuamos com uma criação grande. Nos faltou traduzir a jogada criada em gol nos faltou nas partidas anteriores’, concluiu.
O próximo compromisso do Corinthians no Brasileirão será neste domingo. Jogando no Pacaembu, o time de Tite receberá a visita do Atlético-MG às 16h (de Brasília).
Fonte: IG