O atacante Gabigol, do Flamengo, especulado como possível reforço do Corinthians, foi punido pela Justiça Desportiva Antidopagem e não pode mais atuar profissionalmente até abril de 2025. Cabe recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Gabigol foi punido por tentativa de fraude num exame antidoping realizado em 08 de abril de 2023 no CT do Flamengo. O atacante foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que fala em “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. A suspensão máxima nesses casos é de quatro anos.
O atleta foi punido em dois anos, e como cometeu a suposta tentativa de fraude em 08 de abril de 2023, poderá retornar aos jogos em abril de 2025.
A vice-presidente do Tribunal de Justiça Antidopagem, Selma Melo, explicou o período de suspensão citando o inciso II do artigo 163, do Código Brasileiro Antidopagem.
- na hipótese de atrasos substanciais no procedimento de gestão de resultados e, quando demonstrado pelo atleta ou outra pessoa que não deu causa a tais atrasos, a ABCD ou o TJD-AD, conforme o caso, poderá estabelecer o início do período de suspensão:
- I – na data de coleta da amostra;
ENTENDA A HISTÓRIA
Gabigol enfrenta acusações por dificultar procedimento antidoping no Flamengo. Apesar de seu teste ter resultado negativo, o jogador teria não seguido protocolos de coleta, configurando possível fraude como prevê o Código Brasileiro Antidopagem. O incidente ocorreu em 8 de abril de 2023, destacando-se a demora de Gabigol em se submeter ao teste e o desrespeito aos procedimentos padrões, diferentemente de seus colegas que realizaram o exame antes do treino matinal. Gabigol foi notificado pela primeira vez em 30 de maio de 2023, com o Flamengo e seus representantes legais já atuando em sua defesa.
Corinthians treinou nesta segunda-feira (25) em preparação para a estreia na Sul-Americanahttps://t.co/xuPfyBq2nC
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) March 25, 2024