FÓRUM É O TIME DO POVO
Ídolo do Corinthians, Paulinho, ex-camisa 8 do Corinthians, anunciou a aposentadoria do futebol aos 36 anos na manhã deste domingo, 8 de setembro, às 8 horas.
O anúncio foi realizado no perfil pessoal do ex-volante no Instagram. Ele publicou um vídeo emocionado e narrou brevemente a trajetória dele no futebol.
“É difícil. Meu nome é José Paulo Bezerra Maciel Júnior. 36 anos, e agora ex-jogador. Eu sou um cara bem abençoado, privilegiado. Eu voei na minha carreira durante 30 anos que tive dentro do futebol. Na minha casa, como falam, o gramado para mim era minha casa. E aqui fica a minha gratidão. Eu conquistei tudo que eu conquistei porque fui persistente. Comecei com cinco anos de idade. Eu persisti porque sabia que não tinha dois caminhos. O caminho era único, e era o futebol”, disse Paulinho - confira abaixo.
Em seguida, o vídeo ainda exibe a narração de José Silvério do gol de Paulinho sobre o Vasco que colocou o Corinthians na semifinal da Libertadores de 2012, edição do primeiro e até então único título da história do Timão no torneio.
Alguns ex-companheiros de Paulinho no Corinthians publicaram mensagens de apoio nos comentários da publicação. Entre os campões da Libertadores, escreveram Chicão e Julio Cesar, além de Gustavo Mantuan e Du Queiroz, crias do Terrão que formaram parceria com o ex-volante durante a última passagem dele pelo Timão.
O último clube de Paulinho foi justamente o Corinthians, onde atuou até maio deste ano. O ídolo do clube do Parque São Jorge teve uma despedida após a rescisão contratual e agora decidiu pendurar as chuteiras.
Paulinho somou 219 jogos pelo Corinthians, divididos em duas passagens. Ele anotou 40 gols ao todo. Com o ex-volante em campo, o Timão acumulou 109 vitórias, 59 empates e 51 derrotas, um aproveitamento de 58,75% - veja os números abaixo.
Contratado pelo Corinthians em 2010, ele foi campeão do Paulista, Brasileiro, da Libertadores e do Mundial sendo titular absoluto. Após saída em 2013, ele retornou ao Timão em 2021. A segunda passagem dele foi marcada por duas lesões no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo que o tirou de combate por cerca de nove meses cada uma.
O último jogo dele pelo Timão foi 28 de maio de 2024, na vitória corinthiana por 3 a 0 sobre o Racing, do Uruguai, que decretou a classificação alvinegra em primeiro lugar da chave na Sul-Americana. Na ocasião, ele entrou no decorrer do segundo tempo da partida.
Eu lembro que ele veio do Bragantino, nas não lembro dele na base