A edição 2012 do estudo anual publicado pelo «Globo Esporte» sobre o valor das marcas dos clubes brasileiros aponta o Corinthians como clube mais forte.
O estudo, feito ainda antes da conquista do título mundial pelo Timão, mostra a marca Corinthians a valer mais de 1000 milhões de reais (cerca de 364 milhões de euros), no somatório de torcida (45%), receitas (31%) e mercado (24%).
![]() |
Crédito da imagem: Tom Dib |
O crescimento da marca Corinthians é bem evidente, se analisarmos os valores dos últimos anos. Em 2004, o «coringão» valia 286 milhões de reais. Cinco anos depois, em 2009, já valia 526,6. No ano a seguir, 749,8 milhões de reais, em 2011, 867M. Sempre a subir, o Timão.
O Flamengo aparece como segunda marca mais forte, com 792 milhões de reais (56% da torcida, 27% receitas e 17% mercado).
A terceira marca mais forte entre os clubes brasileiros, em 2012, foi o São Paulo, recente vencedor da Taça Sul-Americana. O valor da marca do Tricolor do Morumbi foi de 772 milhões de reais (47% da torcida, 29% receitas e 24% mercado).
A completar o «top ten» estão Palmeiras (481 milhões reais), Inter de Porto Alegre (393 milhões), Santos (342 milhões), Vasco da Gama (317 milhões), Grêmio de Porto Alegre (316 milhões), Cruzeiro (205 milhões) e Atlético Mineiro (179 milhões).
Fonte: maisfutebol