Alessandro celebra a Libertadores: lateral tem 16 taças na carreira (Foto: Agência EFE)
Levantar taças pelo Corinthians não chega a ser uma novidade para o lateral-direito Alessandro, um dos jogadores mais antigos do elenco e dono de seis títulos com a camisa alvinegra. Às vésperas do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista contra o Santos, neste domingo, no Pacaembu, o lateral se prepara para aquela que pode ser sua sétima taça dentro do clube. Capitão nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2011 (ao lado de Chicão), e da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes do ano passado, ele quer logo erguer um novo troféu.
São 231 jogos e quatro gols com a camisa alvinegra – apenas o zagueiro Chicão, com 240, tem mais partidas do que o lateral-direito. Além das três taças como capitão, Alessandro ainda venceu a Série B do Brasileiro em 2008, e Paulista e Copa do Brasil em 2009. No total, são 16 taças como jogador profissional.
Isso significa que o Paulistão já não é novidade para Alessandro. Dos atuais titulares do Corinthians, ele é o único que estava na campanha do último título estadual, em 2009, justamente contra o Santos. Na época, porém, o capitão era o zagueiro William, hoje aposentado. Três titulares daquela época estão no atual elenco, mas entre os reservas: Chicão, Douglas e Jorge Henrique.
Conhecido como “Guerreiro” entre os companheiros de elenco, o lateral aposta na regularidade e na liderança para continuar com sede de títulos. Mesmo após o Mundial, ponto alto de sua carreira, ele disse estar ainda mais motivado para levantar mais taças – Alessandro tomou gosto pelo gesto após as conquistas de 2012.
– A Libertadores mexe com qualquer atleta, qualquer clube. Já conquistamos uma e não queremos simplesmente isso. Quero buscar a segunda, brigar por uma terceira taça. E também as outras competições. O Campeonato Paulista também é muito importante para nós – assegurou o lateral, em entrevista recente.
Desde o ano passado, o técnico Tite costuma fazer um revezamento entre os donos da tarja de capitão do Corinthians. Nomes como Paulo André, Fábio Santos, Paulinho e Danilo já tiveram a responsabilidade de comandar a equipe dentro de campo. No entanto, nas decisões, Alessandro tem sido sempre o escolhido.
Com isso, o lateral pode aumentar ainda mais sua história dentro do clube, levantando uma eventual quarta taça em um período de menos de dois anos. As imagens do capitão com a sonhada Libertadores e o histórico Mundial de Clubes já estão eternizadas no Parque São Jorge. Mas ainda há espaço para um Paulista, outra Libertadores, outro Mundial…
– Tenho sempre de ter a ambição por novas conquistas, quem joga no Corinthians precisa ter esse espírito. É isso que me faz estar aqui até hoje – avisou o capitão.
Alessandro ainda não tem uma data certa na cabeça para pendurar as chuteiras, mas já revelou seu desejo em terminar a carreira no Corinthians. Já são seis temporadas com a camisa alvinegra – chegou no início de 2008, com o clube na Série B do Brasileiro.Fonte: Globo Esporte