Início » Noticias dos jogadores » Super-Romarinho? Atacante barra medalhões com vitalidade física

Super-Romarinho? Atacante barra medalhões com vitalidade física

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Romarinho vira super herói no Corinthians (Foto: Tom Dib/LANCE!Press)
Nada de capa voadora. Muito menos máscara de disfarce. Nem aquela velha kryptonita para atrapalhar… Mais forte do que nunca, Romarinho (ou Super-Romarinho) segue firme e forte entre os titulares do Corinthians. Sem nunca ser poupado ou ter sofrido qualquer tipo de lesão em um ano e três meses de Timão, o camisa 31 não dá chances para o azar, e muito menos para os medalhões do elenco.
Mesmo com Pato, Renato Augusto e até mesmo Douglas no grupo, o atacante mantém uma série de jogos na temporada (39 de 43 possíveis) que surpreende até mesmo os profissionais responsáveis pelo suporte para tal façanha. Em testes físicos realizados no CT Joaquim Grava a cada semana, o jogador de 22 anos está sempre entre os melhores resultados. Quando não atuou, esteve no banco, pronto para ajudar.
– Desde que chegou, Romarinho nunca teve uma lesão. Às vezes uma queixa de pancada, coisas assim… Geneticamente, é um cara diferenciado – explica Fedato Filho, fisiologista do clube, ao Lancenet.
Titular em quase todo o ano, a única partida que Tite não pôde contar com o atleta foi contra o Linense, por conta de suspensão. Desde lá, no dia 14 de abril), nunca mais ficou fora da lista dos relacionados para jogos.
O projeto de fortalecimento muscular, estabelecido desde quando ele chegou do Bragantino com números abaixo do ideal, vai surtindo cada vez mais efeito. Com metade de seu peso somente de massa muscular, hoje ele consegue suportar mais divididas com zagueiros. Foram 4kg de músculos a mais desde então.
Os exames de CK – que previnem lesões musculares – são sempre satisfatórios.
– Nunca precisamos tirá-lo de jogos. Lógico que, quando chegou, teve a adaptação na posição que exige mais fôlego. Mas ele assimilou bem rápido – completou Fedato, explicando que os dados e testes chegam frescos nas mãos de Tite antes de definir os titulares de cada jogo.
Apesar das chances de preservar alguns jogadores contra o Criciúma, no domingo, Tite deverá ter o super herói do elenco à disposição. É sério, Romarinho não para!
Bate-Bola
Fedato Filho
Fisiologista do Corinthians, em entrevista exclusiva ao Lancenet
‘?Ele sempre está entre os três melhores nos testes’?
Porque o Romarinho consegue uma sequência tão grande de jogos como a que ele vem tendo no ano?
Em cima das avaliações da fisiologia, em cima dos testes… Esse trabalho ajuda muito nesta sequência de jogos dele neste ano. Realmente surpreende por ele ter jogado quase todos os jogos. 48 horas depois das partidas a gente faz a coleta de sangue para o CK. Esse exame serve para ver o stress muscular e o quanto recuperou do jogo. Ele sempre se destaca nos resultados. É um trabalho coletivo, da fisiologia, nutrição e da preparação física.
Ele já teve resultados deste negativos deste exame de CK?
Somente em três jogos de todos estes do ano. Um deles pós-Recopa, por conta da comemoração. Mas ele tem uma recuperação pós-jogo excepcional. O CK dele abaixa muito depois de atuar. Isso o previne de microlesões. Nestes três jogos que mostrou um stress, foi feito uma suplementação e ele ficou pronto para jogar.
Isso chega a ser genético? Ele é o melhor nos testes físicos?
É natural dele mesmo. Tem uma explosão muscular alta. Na avaliação de salto, velocidade, aceleração e resistência, Romarinho está sempre entre os três melhores. A capacidade de mudança de direção, explosão… Vem tudo do atleta. A gente trabalha para melhorar, mas ele se sobressai por essa genética…
Ele ganhou massa muscular desde que chegou. O quanto isso ajuda ele dentro de campo?
O ganho dele em relação a isso é no contato do jogo, nas trombadas e encontrões. Com a perda de gordura do corpo, ajuda na sua velocidade e ganha mais força para arrancar. Ganha também em resistência, ele dificilmente se cansa. É um atleta habilidoso, que usa muito isso no jogo. Por isso acaba sendo de extrema importância.
Os números de Romarinho em 2013:
Jogos do Corinthians – 43
Romarinho em campo – 39
Suspenso – 1
No banco de reservas sem ser usado – 3
Resistência:
Corre em média de 30 a 32km por semana e cerca de 130km por mês, contando jogos e treinos. Clube usa GPS para controlar os números.
Arranque e velocidade:
Em 15m, Romarinho chega a uma velocidade de 24km/h. Em 30m, consegue 30km/h.
Musculatura:
Ganhou 4kg de massa muscular desde que chegou, em maio de 2012. Hoje, metade de seu peso (76kg) é só de massa muscular. Um jogador alto, por exemplo, costuma ter 44kg de musculatura.
Fonte: Lancenet