Timão confia em Alessandro para ‘perder menos tempo’ com a base

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Alessandro observa treino do Corinthians 
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

O ex-lateral Alessandro começou a desempenhar a função de coordenador técnico de futebol do Corinthians nesta semana. O nome do cargo não explica muito sobre a missão do capitão no departamento, mas no clube a intenção é clara: evitar que jogadores das categorias de base sejam mal aproveitados na equipe profissional e criar um filtro exigente, para evitar frustrações de ambos os lados.

Nos últimos anos, o Timão não vem tendo sucesso em revelar jogadores. Apesar dos muitos títulos em diversas faixas etárias do futebol amador, o clube pouco aproveita as pratas da casa na formação principal. No ano passado, por exemplo, foi campeão paulista sub-13, sub-15 e sub-17. Ficou com o vice no sub-11 e parou na semi do sub-20. E nada de revelações no time de cima.

Rígido, o técnico Mano Menezes também deixou claro o que espera de Alessandro. Após comandá-lo como atleta entre 2008 e 2010 no Corinthians, o treinador confia no conhecimento do ex-lateral para não perder tempo com atletas que não mereçam atenção na equipe profissional e que acabem fazendo somente “estágios” na principal categoria do futebol do clube.

– A criação desse cargo tem como objetivo tirar o melhor do que tem na base, para não criar falsas expectativas em um jogador que não tenha capacidade. O futebol tem muito disso: aparecem nomes, dizem que é o novo esse ou aquele, mas quando você coloca no grupo principal, não tem nada. Você perde tempo com o jogador e aí atrapalha, porque ele não quer mais voltar para a base – explicou Mano.

No ano passado, por exemplo, o Corinthians contava com os atacantes Léo e Paulo Victor no elenco profissional. Ambos acabaram liberados para disputar competições da categoria sub-20 em diversos momentos. Em 2014, Léo voltou a disputar a Copa São Paulo de Juniores, enquanto o companheiro ultrapassou a idade limite e acabou fazendo toda a pré-temporada junto dos profissionais.

Outros garotos da base também acabaram repassados por empréstimo a outros clubes. O zagueiro André Vinícius, o volante Gomes e o meio-campista Giovanni foram para a Portuguesa, o volante Willian Arão partiu para a Chapecoense e o lateral Igor acabou no Sport.

Fonte: Globo Esporte