O atacante Gustavo Tocantins, revelação do Corinthians nas duas últimas temporada, cogitou rescindir contrato com o clube, mas voltou atrás e foi “apenas” emprestado para a Portuguesa. O jogador fica na Lusa até o fim do paulistão, em maio, onde volta ao Parque São Jorge e decide seu futuro no clube.
Não promovido para a equipe profissional em 2016, pelo técnico Tite, o jogador ficou irritado com a situação e pediu para jogar em outra equipe. Tocantins tinha expectativa de atuar pelo Corinthians na atual temporada, assim como Matheus Pereira, Claudinho e Maycon, que estão integrando a equipe principal do clube.
Com 20 anos, Gustavo Tocantins foi utilizado por Mano Menezes em 2014. O atacante atuou quatro vezes com a camisa alvinegra, não marcou nenhum gol e perdeu espaço.
Em 2016, o Timão já emprestou os seguintes jogadores: Gabriel Vasconcelos ao América-RJ, cinco ao Tigres-RJ: Renan, Rodrigo Sam, Giovanni, Fabiano Alves e Lucas Roncato, Gustavo Viera ao Rúbio Ñú (Paraguai), Moisés ao Bahia e Marciel ao Cruzeiro.