O jornalista Sérgio Xavier, em participação ao Redação SporTV desta terça-feira, criou polêmica ao criar a Série A e Série B do que seria o torneio do mundo.
Segundo Xavier, apenas Corinthians e Atlético-MG atualmente, tem condições de brigar de igual pra igual com o primeiro escalação europeu.
– Não é a Série C. É a Série B (do futebol mundial), lutando para subir. É uma brincadeira, obviamente. Não tem nada de científico, mas eu comecei a bolar na minha cabeça uma espécie de um ranking, de quais clubes disputariam a Série A do planeta. Dezessete quase que não tenho dúvida (…) E vamos para os clubes que vão pegar um lugarzinho. (…) Eu peguei como critério os clubes brasileiros na Taça Libertadores. Os dois melhores do Brasil seriam Corinthians e Atlético-MG, que brigariam por três vagas. River Plate e San Lorenzo. Não peguei LDU, os times do Chile (…) podemos colocar o Boca Juniors, brigando pelas três vagas. Não peguei nenhum do México e nenhum dos Estados Unidos nessa grande Série A. Algum brasileiro consegue pegar uma dessas três vagas? – questionou.
O Inglês Tim Vickery, correspondente da BBC no Brasil, aproveitou a ocasião para detonar todos os outros continentes, em comparação com a Europa.
– O Mundial de Clubes está provando isso anos após ano. A diferença não é Europa, América do Sul e os outros. É Europa e os outros. O campeão sul-americano, seja brasileiro, seja argentino. A semifinal é terrível. Se passa, é mostrando menos futebol que o adversário. O cenário é deprimente – afirma.
VEJA A LISTA DE SÉRGIO XAVIER: