Destaque na Copa São Paulo desta temporada, o meia Maycon é a principal revelação promovida para a equipe principal. Deste o início do ano ele tem agradado à Tite e ao torcedor com suas boas atuações, após atuar em 12 dos 18 jogos nesta temporada, marcando seu primeiro gol no time profissional ,contra o Botafogo-SP. Sendo assim, o vínculo do jogador com o Corinthians passou a ser a grande preocupação dos diretores alvinegros.
Conhecida por valorizar pouco a sua base, a diretoria corinthiana estuda renovar o contrato do meia pela terceira vez na temporada. Atualmente seu contrato é previsto para durar até 2019, mas a discussão é que esse tempo seja prolongado até 2021.
Logo depois de ganhar uma chance na equipe profissional, em janeiro, Maycon assinou um contrato com o Corinthians que valeria só para esta temporada. No entanto, mais recentemente, ele começou a receber elogios do técnico e dos torcedores e passou a ser visto com outros olhos. Ganhou um reajuste salarial considerável e fechou com o time até 2019. Além disso, sua multa rescisória para clubes estrangeiros foi elevada a cerca de R$100 milhões.
A divisão dos direitos econômicos de Maycon deve ser mantida ao longo de sua estadia no Timão. Essa estabilidade anima a diretoria, já que 80% do volante pertencem ao Corinthians e os outros 20% são divididos entre empresários do jogador.