Alexandre Pato, que atualmente está emprestado ao Chelsea, tem seu contrato se encerrando dentro de um mês com o clube londrino. O Chelsea já declarou que não tem interesse com a permanência do jogador brasileiro.
Com contrato terminando, o jogador deve retornar ao Corinthians, clube pelo qual tem vínculo até dezembro. No entanto, o atacante não faz muita questão de jogar novamente no Timão.
Como aconteceu em janeiro, Pato novamente recebeu propostas milionárias do futebol chinês, mas admitiu não querer atuar em uma liga de segunda linha.
O Corinthians já se vê perdendo o investimento de mais de R$ 40 milhões, e o que deseja no memento é encontrar outro clube no segundo semestre para que não arque com o alto salário do jogador até dezembro de 2016. A partir de julho, Pato já pode assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe e iniciar os trabalhos em 2017.
Os empresários Kia Joorabchian, Giuliano Bertolucci e Gilmar Veloz estão atrás de clubes europeus que queiram ter Pato em seu elenco. No Brasil, Atlético-MG e São Paulo demonstraram interesse no atleta, além do Flamengo. O jogador afirma que atuar no Brasil é seu plano B.