Acabou a polêmica envolvendo vários times brasileiros. Nesta semana, a Fifa comunicou que os clubes campeões mundial são todos aqueles que conquistaram o título depois de 2000, em sua primeira edição, vencida pelo Corinthians. O esclarecimento da entidade se deu através do jornal Estado.
No comunicado, a Fifa afirma que apenas os campões dos últimos 16 anos são considerados oficialmente donos da taça do Mundo de clubes. Sendo assim, o São Paulo que alega ter três mundiais, na verdade tem apenas um. O Palmeiras que considera a Copa Rio de 1951 como Mundial, também perde a credibilidade.
LEIA TAMBÉM:
Com sangue nos olhos, Gustavo manda recado: “Vou calar a boca de todos”
Reunião com Jadson e Timão acabou; saiba
“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, diz a Fifa.
“Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes da Fifa, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes”, reforça.
Vale destacar que o Corinthians faturou dois títulos da Fifa (2000 e 2012) e só fica atrás do Barcelona (3) em número de conquistas.