Figura presente na área adversária em todas as cobranças de faltas e escanteios do Corinthians, além de defensivamente salvar a equipe em diversas oportunidades, o zagueiro Pablo não alcançou tal qualidade atoa. Com 1,88m e impulsão acima do normal, o defensor evoluiu desde que chegou ao clube alvinegro e pode se comparar ao astro português Cristiano Ronaldo.
O analista biomecânico do Corinthians, Luciano Rosa, revelou dados interessantes sobre o companheiro de Balbuena na zaga corintiana. Se quando chegou ao Timão, o zagueiro saltava 55cm do chão parado, hoje esse número alcança os 62cm. Além disso, em movimento, Pablo é capaz de chegar aos 90cm de altura.
“O Pablo tem uma característica excelente. A parte neuromuscular é apropriada para um salto vertical. Tem a parte física e de controle do tempo de bola. Desses meses em que ele está aqui, conseguiu aprimorar ainda mais isso com trabalho de potência. Não sei, no Brasil, se tem um atleta que salta mais do que ele”, disse Luciano.
Na vitória do Corinthians sobre o Novorizontino pelo Campeonato Paulista, Pablo marcou um gol alcançando os 2,94m de altura. Cristiano Ronaldo, em 2013, contra o Manchester United, fez um gol chegando na mesma altura.
“Acho que é treinamento, 100%, na minha visão. Quanto mais você treina, tem um melhor tempo de bola. Não adianta nada ter uma impulsão e não conseguir pegar a bola no máximo dela. Consigo ver bem essa evolução em seis meses. Os testes que fazemos normalmente mostram essa evolução. Eu saltava um número, e hoje já salto outro”, avaliou Pablo.
Por fim, Luciano explicou os motivos que fazem de Pablo um dos jogadores com maior impulsão no futebol brasileiro. A genética é uma das explicações.
“O Pablo foi favorecido pela genética. Tem uma boa técnica de impulsão, tem a força necessária para isso. Conseguimos, com o trabalho do laboratório, fazer com que ele melhorasse ainda mais o que ele já tem de bom. E ele gosta de treinar, sempre pede para treinar mais, isso nos ajuda bastante”, finalizou.
![]() |
Pablo salta muito alto | Agência Corinthians |