![]() |
Corinthians venceu Mundial Fifa em 2000 e 2012 |
É oficial. Nesta sexta-feira (15), a Fifa anunciou o novo formato do Mundial de Clubes. A partir de 2021, a competição será composto por 24 equipes e disputada a cada quatro anos.
A nova competição entre clubes será disputada entre junho e julho de 2021, com local a ser definido. O torneio vai substituir o antigo Mundial e a Copa das Confederações. Oito vagas serão destinadas aos europeus, enquanto os sul-americanos ficam com seis postos.
Vale destacar que a ideia inicial previa cinco clubes sul-americanos na competição: os últimos quatro campeões da Libertadores estariam garantidos. Já os últimos quatro campeões da Sul-Americana disputariam entre si uma vaga para disputar a repescagem com um representante de Oceania. Oficialmente, porém, a Fifa abriu seis vagas para os sul-americanos e deixou nas mãos das confederações a distribuição das vagas.
“Houve muitas discussões construtivas, com o presidente da Uefa. Estamos avançando nesse assunto. Temos a responsabilidade de tomar decisões, e tomamos a decisão, e nas próximas semanas essas discussões vão dar frutos. Hoje há clubes que representam mais do que uma cidade, um país. Há clubes que são internacionais, têm fãs por todos os lados. Será importante para eles tentar ser campeões mundiais”, disse Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol.
As duas últimas edições do antigo Mundial será disputada em 2019 e 2020. O Corinthians venceu duas vezes a competição organizada pela Fifa: 2000 e 2012.
Novo mundial de clubes da Fifa, estilo Copa do Mundo: 24 times. Primeira edição será disputada entre junho e julho de 2021. Futebol brasileiro tem mais de um ano para pensar no que fazer com o seu calendário. Do jeito que está, é impossível conciliar.— Eduardo Tironi (@etironi) 15 de março de 2019
@timedopovooficial
INSCREVA-SE TAMBÉM EM NOSSO CANAL. EM BREVE CONTEÚDO EXCLUSIVO DIRETAMENTE DO CT E DO ESTÁDIO!