A reviravolta de Mateus Vital no Corinthians

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

O meia Mateus Vital, de 23 anos, vem se tornando cada vez mais protagonista no Corinthians. Um dos responsáveis pela melhora no seu desempenho é o técnico Vagner Mancini. Desde que ele assumiu o comando do time, o jogador aumentou o número de gols e assistências, já são cinco bolas nas redes e um passe para gol em 21 jogos sob o comando do treinador.

                  Mateus Vital em comemoração de gol pelo Corinthians. Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians 

Pode parecer pouco, entretanto, ele contribui em outras funções que oferecem chances reais de gol. Vale ressaltar, que o Mateus Vital nunca havia se firmado no time titular da equipe, e seus números eram pouco expressivos, sendo até alvo de críticas por parte da torcida.

Ele surgiu como uma grande promessa no Vasco, e pouco tempo depois, foi contratado pelo alvinegro paulista, aos 20 anos, em 2018. Chegou ao CT Joaquim Grava cercado de expectativa, a ideia era valorizar o jogador para depois recuperar o valor investido em uma futura venda. Mas somente no final da temporada de 2020 que ele vem demonstrando uma evolução.

Ao todo, são 11 gols marcados em 159 jogos. Como títulos possui dois Campeonatos Paulistas (2018 e 2019). Nas quatro temporadas que participou, ele atuou como meia-ofensivo, meia-esquerda e meia-direita.

Mancini melhora rendimento

Vagner Mancini, chegou ao Corinthians em outubro de 2020. No começo chegou a dar oportunidades para o meia, porém, após oscilar em campo, passou a deixá-lo no banco de reservas. As coisas começaram a mudar, no jogo contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, Mateus Vital entrou no final da partida, e marcou o segundo gol, na vitória de 2 x 0.

Esse inclusive, foi o último jogo de Vital no banco de reservas. Depois disso, foi titular em 70% dos jogos finais do Brasileirão e do atual Campeonato Paulista. Com Mateus Vital em campo, o Corinthians conquistou 42% dos pontos disputados.

Quando perguntado sobre o porquê da melhora técnica do jogador, Mancini revelou ter feito alterações no posicionamento tático de Vital no campo, pediu a ele que chutasse mais ao gol, principalmente fora da área, algo que o meia pouco fazia, driblasse mais, acelerasse o ritmo do jogo, etc… Atualmente, escalado na meia-esquerda, quase como um ponta, Mateus já conta com dois gols e uma assistência em três jogos no Paulistão.

Mancini também o ajudou fora de campo, com apoio e conversas que elevaram a sua confiança, e o tornaram um jogador com mais personalidade e o fizeram ter mais tentativas de chutes ao gol, passou a participar ativamente dos principais lances ofensivos da equipe. No último Derby por exemplo, ele contribuiu com um gol e uma assistência, no empate por 2 x 2. Após a partida, foi elogiado pelo treinador na coletiva

“O Mateus fez mais um grande jogo. É um atleta que, desde que cheguei ao Corinthians, tem melhorado e evoluído. Já conversei muito com o Mateus sobre essa grande capacidade técnica, de força que ele tem. Isso precisa ser canalizado para um jogo mais efetivo. Ele não pode se desgastar, como vinha acontecendo antes, numa faixa de campo que não representa nada em termos táticos e técnicos”, disse Vagner Mancini.

O próprio atleta reconheceu em recente entrevista ao GE, a importância do técnico e do preparador físico Flávio de Oliveira na sua evolução. “O Mancini, desde que chegou, não só pra mim, tem procurado passar confiança ao atleta. Isso é importante para entrar no campo e se sentir à vontade. Ele dizia: ‘Preciso que melhore a finalização, no terço final do campo, chute mais. Você é um cara que tem técnica, é habilidoso, chuta bem, preciso que você faça mais isso. Chegue mais no gol, finalize mais, entre mais na área’, não só ele, o Flávio também me cobrava muito por gols. Sempre que eu faço gol, ele fala comigo, me parabeniza. A chegada dos dois foi muito importante para mim” disse Mateus Vital.

Aproveitamento e Estatísticas

O camisa 22 agrega a equipe além de gols e assistências outras marcas importantes. De acordo com o SofaScore, Mateus Vital tem 78% de eficácia nos dribles e ganha 59% das disputas de bola. O levantamento leva em consideração a atual edição do Paulistão.