FPF suspende próxima rodada do Paulistão 2021

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

Em reunião nesta quinta-feira (18), a FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu não realizar a próxima rodada do campeonato estadual fora de São Paulo. Com isso, os jogos da quinta rodada do Paulistão que estavam previstos para esse próximo fim de semana estão suspensos.

Clubes se reuniram virtualmente nesta quinta-feira com a FPF. Foto: Emilio Botta.

Os clubes foram informados diretamente pela Federação. A entidade disse não ter conseguido viabilizar as partidas em outros estados a tempo. O encontro virtual aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (18).

A possibilidade de os jogos serem realizados em outros locais não foi descartada, uma nova reunião entre Federação e os clubes vai ocorrer na próxima segunda-feira, ás 10h. A sexta rodada do Campeonato Paulista está prevista para o meio da semana que vem, e a sétima para o fim de semana seguinte. Por enquanto, a justiça não foi acionada para buscar uma liminar que permita a realização das partidas em São Paulo.

Os 16 clubes da primeira divisão votaram para essa decisão. Dos grandes do estado, só o São Paulo foi a favor da judicialização, Corinthians, Palmeiras e Santos foram contra. A votação estava empatada, e coube a Ferroviária o voto que decidiu pela desistência da ação.

Os clubes que votaram a favor foram: São Paulo, Guarani, Ituano, Inter de Limeira, São Bento, Mirassol e Novorizontino. E pelo lado que votaram contra estavam: Corinthians, Palmeiras, Santos, Ferroviária, Ponte Preta, Santo André, Red Bull Bragantino e São Caetano.

Por decreto do governo estadual, que suspendeu todos eventos esportivos até o final do mês de março, como tentativa de conter a pandemias de Covid-19, o Paulistão está paralisado.

FPF e o governador João Doria conversaram mais de uma vez para tentar manter as partidas da competição. Entretanto, em reunião com o Ministério Público, os argumentos não foram aceitos.

Uma das opções, era levar as partidas do torneio para outros estados, Rio de Janeiro e Minas Gerais estavam dentre os possíveis locais. Porém, o governo mineiro endureceu as regras e acabou sendo descartada essa ideia.

Com a suspensão, três rodadas do Paulista vão ser prejudicadas, da quinta até a sétima.

A FPF divulgou um comunicado oficial depois da reunião:

A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF, os clubes e os Sindicatos decidiram que:

Após diversas tratativas com governos estaduais, municipais, CBF e federações, a rodada 5 do Paulistão Sicredi está suspensa e não acontecerá neste final de semana. As novas datas serão divulgadas oportunamente;

O Dr. Rui Fragoso, do escritório Fragoso Advocacia, apresentou para avaliação de todos os clubes o conceito de judicialização do caso. Embora tenha argumentos jurídicos e científicos que sustentem a segurança do Protocolo de Saúde do futebol, FPF e clubes decidiram por não ingressar neste momento com Mandado de Segurança;

Para as demais rodadas deste período da Fase Emergencial, a FPF permanece em contato com autoridades estaduais, municipais, federações e CBF para tentar viabilizar a realização dos jogos da próxima semana;

Uma nova reunião entre os clubes e a FPF ficou agendada para a próxima segunda-feira, às 10h.