A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) regulamentou nesta quarta-feira (08) torneios mistos entre homens e mulheres nas categorias de base do futebol brasileiro.
A partir de agora, mulheres poderão participar de equipes e torneios masculinos. A medida só não vale para o futebol profissional. Os campeonatos femininos seguem sendo exclusivo das mulheres.
“O futebol misto trabalha com a massificação e a inclusão. Faltam equipes e, sobretudo, competições amadoras em nível local e regional nas primeiras categorias de iniciação e formação desportiva, como a Sub-10, Sub-12, Sub-14. Acredito firmemente que a regulamentação do futebol misto ajudará a corrigir este problema, incentivando a participação de milhares de jogadoras em equipes e competições mistas”, explica Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade.
Além disso, a CBF também vai permitir meninas de 17 anos, por exemplo, a participarem de torneios com homens do sub-13. A ideia é equiparar fisicamente os atletas.
A participação de mulheres nos torneios de homens ficará a critério da entidade organizadora dos campeonatos. A CBF, contudo, promete promover campanhas para isso acontecer.
"Primeiro ele tem que reconhecer que precisa de ajuda", disse Giuliano.https://t.co/3jjwuOaGng
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) March 8, 2023