Os treinamentos do Corinthians com a famosa caixa de areia vem sendo questionado pelos torcedores nos últimos dias.
Nesta terça-feira (13), o clube publicou fotos da atividade na caixa de areia no início da preparação para o confronto diante do Santos, pelo Brasileirão. As críticas ao preparador físico Antônio Mello foram inúmeras.
Em 2020, quando era preparador do Palmeiras, o profissional comentou sobre essa polêmica e defendeu os treinos na areia.
“É um trabalho que apareceu na minha vida por acaso, em um clube pequeno, e o recurso era treinar na areia porque não tinha lugar para treinar. Eu comecei a estudar, desenvolver. Comecei a me dedicar a isso e descobri a importância do treinamento na areia no atleta de futebol, mensurando mesmo, de verdade, a potência, que é a única coisa que eu consigo nesse meio de treinamento: a velocidade e força, velocidade com resistência da areia. Isso é visível, não é um treinamento ultrapassado. Pelo contrário: é um treinamento muito ativo, muito moderno e abrevia muito em ficar fazendo treinamento em sala de musculação”, afirmou Mello à ESPN.
“Eu treino num piso que na frente vai ser igual ao que eu jogo. A grama é molhada, fofa, tem a trava da chuteira que entra. Então, existe uma relação muito grande. O ganho da prudência é muito rápido, eu trabalho 15 minutos, uma vez na semana, abrangendo exercícios específicos do futebol, tipo: aceleração, desaceleração, mudança de direção, saltos curtos e arranque. E, na prática, o que eu vou colher com isso? Melhor arranque, melhor antecipação e melhor impulsão. Eu só tenho esse benefício na areia. Não vou melhorar a velocidade, a resistência orgânica, a resistência anaeróbica. Eu vou ter ganho em cima da potência”, completou.
Por fim, o preparador físico afirmou que conquistou 39 títulos na carreira treinando com a caixa de areia.
“Às vezes, as pessoas não têm essa explicação, essa informação e, às vezes, até o mundo acadêmico, que não está na prática vivendo a intensidade e a solicitação que é o futebol. Como eu faço isso há 43 anos, com resultados fantásticos, que o bom Deus me ajudou, são 39 títulos, e todos acompanhados desse meio de treinamento”, finalizou.
Se liga na primeira parcial de chances do Corinthians para Libertadores e rebaixamento no #Brasileirão https://t.co/vXaDTajBgZ
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) June 13, 2023