O técnico António Oliveira concedeu entrevista coletiva após a derrota do Corinthians diante do Flamengo e utilizou números para rebater as críticas sobre o futebol apresentado pelo Corinthians.
Como revelado pelo UOL, o treinador utiliza a tecnologia expected goals (gols esperados na tradução), a ferramenta conhecida com xG no mundo do futebol.
Embora tenha finalizado apenas três vezes no gol do Flamengo, o comandante afirma que faltou apenas eficácia para o Corinthians. Era esperado 1,85 gol para o Timão no embate, de acordo com o Sofascore.
“Tem a ver com eficácia. Temos que trazer números. Expectativa de gol quase dois, no último jogo dois e pouco (contra o Fortaleza). É eficácia. Se não faz gol em frente ao gol é eficácia, não criação. Contra o Nacional não tivemos expectativa alta e fizemos dois gols. Não é Playstation ou Football Manager, se não todos seriam treinadores. Entendo as perguntas e eficácia é o que mais resume a situação. Contra esse tipo de equipe quem não mata acaba por morrer”, declarou o treinador.
A ferramenta xG também é utilizada pelos clubes para eventuais contratações. Talvez por isso vejamos tantas aquisições equivocadas no futebol brasileiro, num cenário onde parece que se esqueceu sobre o imponderável, surpresas e a fome de um atleta que pode não estar entre os mais visados pela inteligência artificial.
No futebol quando os resultados não aparecem dentro de campo, começam as desculpas utilizando tecnologias e ferramentas estatísticas. Tática manjada. O Corinthians joga mal e não convence o torcedor.
"A expectativa de gol do Corinthians foi superior à do Flamengo", disse Antóniohttps://t.co/GYiaqcNKD4
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) May 12, 2024
Futebol é campo e desempenho e não IA, só me faltava essa
Futebol é bola na rede.