A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (01) mudanças significativas no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026. A principal alteração ocorre no número total de partidas jogadas pelos clubes da Séria A, com diminuição estimada em até 15%.
As datas dos campeonatos estaduais terá redução a partir de 2026. O Paulistão, por exemplo, será composto por 11 datas de jogos, disputados provavelmente entre os dias 11 de janeiro e 8 de março.
O Campeonato Brasileiro, por conta da pausa na Copa do Mundo, vai começar no dia 28 de janeiro e terminará em 02 de dezembro.
A Copa do Brasil, por sua vez, vai ser disputada por 126 times, aumento significativo em relação aos 92 clubes de 2025. Em 2027, serão 128 equipes. A grande final será disputada em jogo único no dia 06 de dezembro.
NOVO TORNEIO PARA O CORINTHIANS?
A CBF também anunciou a criação de torneios regionais, como a Copa Sul-Sudeste, que será disputada por 12 times de SP, RJ, MG, PR, SC e RS, sendo duas vagas para cada estado. Os jogos serão disputados entre os dias 25 de março e 7 de junho, e clubes que estiverem em competições da Conmebol não irão participar. O finalista pode disputar até dez jogos nesse novo torneio.
A fase quartas de final será composta por dois grupos de seis times e jogos em turno único, confrontando equipes fora de suas respectivas chaves. A semifinal será disputada em jogos de ida e volta, assim como a grande final.