O argentino e ex-jogador do Corinthians, Sebastian Dominguez, ao lado dos jogadores uruguaios Agustín Lucas e Jorge Cazulo, e do técnico Mariano Soso, está lançando um livro escrito por jogadores como Aimar, Mascherano, Sorín, e também técnicos, como Jorge Sampaoli. A obra será em formato de contos, todos fictícios e claro, sobre futebol. Também será acompanhado de breves apresentações e de uma ilustração.
A inspiração do argentino foi Jorge Amado, que escreveu apenas uma obra que o tema é sobre futebol, o infantil A Bola e o Goleiro, de 1984. Esse livro, apesar de não fazer tanto sucesso igual outros do baiano, foi o que chamou atenção de Sabastian Dominguez.
Sebá foi contratado pelo Timão no ano de 2005, jogou ao lado de Tevez e Mascherano e foi campeão Brasileiro de 2005. Dois anos depois, saiu do clube e passou por Estudiantes, América-MEX, Vélez Sarsfield e acaba de voltar ao Newell’s Old Boys, clube que o revelou.
O ex-cherife do alvinegro, além de escrever um livro, irá doar o dinheiro arrecadado com as vendas para duas instituições de caridade, uma na Argentina e outra no Uruguai. Pelota de Papel ( Bola de papel, em tradução livre) é escrito por 23 jogadores, ex-jogadores e técnicos. O nome escolhido foi pelo jornalista Juanky Jurado, da revista El Gráfico, que produz, coordena e edita o livro.
FOTO: Divulgação |
Já o zagueiro Augustín Lucas, do Uruguai, é conhecido por ser jogador e escritor, e seus contos são publicados em um blog. Ele afirma que criou uma espécie de tragédia teatral e revela seu gosto pela música brasileira. Também disse ter admiração pelo ex-jogador Sócrates e toda história da Democracia Corintiana, uma espécie de inspiração para ele.
– O mundo que se criou em volta do Corinthians, a questão social e política. Tenho isso como um pilar de vida e de futebol, como cultura do esporte, diz Agustín.
Pelotas de Papel deve ser lançado neste mês de abril na Argentina, mas no Brasil não existe previsão para o lançamento. Segundo Juanky, o objetivo é lançar o livro em toda a América e também na Espanha.